O Renault 4 está de regresso. Elétrico e com ar retro

R4 regressa como um SUV compacto com desenho “retro” posicionado entre o novo R5 e o Mégane E-Tech.

R4 regressa como um SUV compacto com desenho “retro” posicionado entre o novo R5 e o Mégane E-Tech.

Primeiro foi o R5, agora é a vez do regresso do R4, igualmente elétrico e em formato SUV compacto, mas sem renunciar ao espírito do modelo original. Chega em meados de 2025.

O Renault 4 vem ocupar um lugar natural no segmento B, imediatamente acima do Renault 5 E. Ligeiramente maior e mais espaçoso que o R5, o seu posicionamento é semelhante ao do Captur em relação ao Clio. Enquanto o R5 se destina aos clientes urbanos, o R4 dirige-se a um público mais vasto, procurando converter todos aos automóveis elétricos, incluindo as famílias jovens.

Com o Renault 4 E-Tech 100% elétrico, a Renault prossegue os seus esforços para integrar os automóveis elétricos na Europa. Este último modelo vem completar uma gama já vasta, com o Megane, o Scenic e o novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico. Mas faltava-nos um automóvel compacto com muito espaço. Agora temo-lo com este modelo versátil, funcional, modular e com uma bagageira grande e fácil de carregar. Um automóvel capaz de satisfazer uma grande variedade de necessidades quotidianas. É um automóvel elétrico de referência e em sintonia com o seu tempo, com uma série de tecnologias úteis para a condução e o conforto, sublinha Fabrice Cambolive, Diretor-Geral da marca Renault.

Com 4,14 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 1,57 metros de altura, o novo R4 tem uma bagageira com capacidade para 420 litros, que aumenta para 1.405 litros com os bancos traseiros rebatidos. Estes podem ser rebatidos na proporção 40/60 e, do lado do passageiro, ao rebater o banco do passageiro, consegue-se um comprimento de carga até 2,20 metros. A isto juntam-se 23,3 litros de espaços de arrumação distribuídos por todo o habitáculo.

A Renault quis respeitar o design e, tal como acontece com o novo R5, é fácil perceber o ADN do modelo original, com uma silhueta facilmente reconhecível, mas muito atualizada, e com detalhes que vão trazer memórias a quem conheceu o R4.

Elementos como a grelha dianteira, as pequenas janelas laterais traseiras ou o design das luzes traseiras são uma clara referência ao antepassado; mas acrescenta um impressionante design de jantes de 18 polegadas e um pacote próprio mais robusto.

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Outro pormenor interessante é o tejadilho, que é fixo, mas opcionalmente pode ser de lona e retrátil, a lembrar o modelo original.

O interior está estruturado em torno de um ecrã duplo, com o painel de instrumentos digital e o central a medir 10 polegadas cada. O sistema multimédia conta ainda com Google integrado, que permite operar nativamente mais de 50 aplicações, incluindo, por exemplo, Google Maps, Voice Assistant ou Amazon Music. Além disso, possui um assistente virtual, o Reno, que inclui o ChatGPT.

Os motores do Renault 4

Tal como o irmão R5, o R4 foi desenvolvido na plataforma AmpR Small e utiliza a mesma oferta mecânica, com a versão de entrada a oferecer 120 cv e 225 Nm de binário máximo, e a adotar uma bateria de 40 kWh para anunciar uma autonomia superior a 300 quilómetros.

A versão de topo oferece 150 cv e 245 Nm de binário, e está associado à bateria de 52 kWh. A autonomia anunciada é de até 400 quilómetros.

Pode recarregar 10 a 80% da sua capacidade em 30 minutos com um carregamento até 100 kW de potência, mas a versão pequena suporta apenas até 80 kW.

Segundo a publicação francesa L’Argus, o preço do novo R4 deverá arrancar nos 29.000 euros, ou seja, cerca de 5.000 euros mais que o novo R5 de potência e autonomia equivalentes.