Mangualde vai produzir nova versão de furgões compactos

Disponível sob as designações Citroën Berlingo FIRST, Fiat Doblò EASYPRO, Opel Combo START e Peugeot Partner ACTIVE.

Disponível sob as designações Citroën Berlingo FIRST, Fiat Doblò EASYPRO, Opel Combo START e Peugeot Partner ACTIVE.

A Stellantis Pro One, divisão do grupo dedicada aos veículos comerciais, apresentou oficialmente a nova Smart Compact Van (SCV), uma nova proposta para o segmento dos furgões compactos que terá produção assegurada na fábrica de Mangualde, reforçando o papel estratégico da unidade portuguesa na operação industrial europeia da Stellantis.

Desenvolvida para responder às necessidades dos profissionais que utilizam diariamente o veículo como ferramenta de trabalho, esta nova versão será comercializada sob quatro marcas do grupo: Citroën Berlingo FIRST, Fiat Doblò EASYPRO, Opel Combo START e Peugeot Partner ACTIVE.

A Stellantis refere que o novo modelo resulta de uma abordagem centrada na utilização real dos clientes profissionais, apostando numa solução mais funcional, versátil e acessível dentro da gama de comerciais compactos.

Entre os principais destaques está a introdução do novo Flexiseat, um banco modular para o passageiro dianteiro que pode ser rebatido para aumentar o volume útil de carga em 0,5 m³, oferecendo maior flexibilidade para transporte de materiais ou equipamentos.

Leia ainda: Fábrica de Mangualde distinguida pela Stellantis

Outra novidade é o sistema Modutable, uma consola central multifunções que transforma o interior numa área de trabalho móvel, podendo servir como apoio para computador portátil ou mesa de apoio. Segundo a marca, esta solução será exclusiva desta variante e representa uma estreia mundial no segmento.

A nova Smart Compact Van deverá posicionar-se também como uma opção mais competitiva em termos de preço, com um valor de entrada inferior ao restante alinhamento da gama.

Mangualde reforça peso na produção europeia

A chegada deste novo modelo reforça a importância da fábrica da Stellantis em Mangualde, que já assegura atualmente a produção dos modelos Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Opel Combo e Peugeot Partner, incluindo as respetivas versões de passageiros destinadas aos mercados nacional e internacional.

A aposta surge num contexto particularmente favorável para a Stellantis Pro One. Segundo dados da marca, a gama de furgões compactos do grupo lidera atualmente o mercado europeu com uma quota de 48,2% até abril de 2026, representando praticamente um em cada dois veículos vendidos neste segmento.

Em Portugal, a posição é ainda mais expressiva: os modelos compactos da Stellantis concentram mais de 56% do mercado nacional de furgões compactos, segundo dados acumulados até maio de 2026.

Com a integração da nova Smart Compact Van na produção nacional, Mangualde reforça o seu estatuto como um dos principais centros europeus de produção de veículos comerciais ligeiros e consolida o papel da indústria automóvel portuguesa no desenvolvimento de soluções orientadas para o mercado profissional.