Kia coloca baterias à prova com ajuda dos TVDE 

Ação foi realizada em concessionários da Kia em Lisboa e no Porto

Ação foi realizada em concessionários da Kia em Lisboa e no Porto

A Kia Portugal promoveu uma ação de verificação do estado das baterias da versão elétrica do modelo Niro, tendo como alvo as unidades que, muito provavelmente, mais sofrem com a utilização intensiva: os veículos TVDE. A ação foi realizada em concessionários da Kia em Lisboa e no Porto, e os resultados obtidos revelaram excelentes indicadores no que respeita à manutenção da capacidade de carga, mesmo quando sujeitos a uma utilização intensiva e a cargas rápidas sucessivas.

Do total de unidades testadas, matriculadas entre 2021 e 2023 e que apresentavam à data do teste uma quilometragem entre 41 245 km e 324 265 km, todas registaram um índice SOH (State Of Health, que mede estado de saúde da bateria) acima de 98%.

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Segundo a Kia, estes resultados significam que, mesmo após uma utilização intensa, as baterias testadas apresentam “uma capacidade de carregamento total, com reflexo direto nos níveis de autonomia, que se mantêm praticamente inalterados relativamente ao dia em que estas unidades saíram da fábrica”.

O Kia Niro EV dispõe de uma bateria de 64 kWh e oferece uma autonomia anunciada de 460 km em ciclo urbano e 604 km em ciclo combinado (sob a norma WLTP). A potência máxima de 204 cv permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos.

Tal como todos os outros modelos da Kia, marca representada em Portugal pela Astara, o Niro oferece uma garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, que abrange também o motor elétrico e o conjunto da bateria. Além da variante elétrica, a gama em Portugal inclui ainda a versão híbrida HEV. Os preços iniciam-se em 33.600 euros.