A Honda Automóveis juntou-se à Honda Motos e à Associação Speedy Forever para homenagear o lendário piloto de motociclismo, Paulo Gonçalves.
Reconhecido como uma força dominante no cenário internacional de ralis de motociclismo, Paulo “Speedy” Gonçalves perdeu a vida numa das etapas do Dakar 2020, deixando um legado indelével na história do desporto motorizado.
Ao longo da carreira, Paulo Gonçalves conquistou uma impressionante coleção de 24 títulos nacionais, além de um vasto palmarés internacional, posicionando-se como um dos melhores pilotos do mundo na sua categoria.
Com o objetivo de imortalizar a memória de Paulo Gonçalves, o escultor Paulo Maria criará uma escultura única, utilizando a arte da soldadura num conjunto de peças mecânicas e metálicas. A obra, que retratará Paulo Gonçalves em ação na sua mota, assumir-se-á como uma representação imponente, com o dobro do tamanho real do piloto, que capturará a essência da paixão e habilidade do homenageado.
Leia ainda: Esposende angaria peças para estátua a Paulo Gonçalves
Este projeto contará com o apoio da Honda Automóveis, que disponibilizará um Honda Jazz Crosstar Hybrid, por um período de quatro meses. Durante este tempo, a viatura garantirá todo o apoio logístico neste processo, nomeadamente o transporte de materiais e a recolha de componentes, que decorrerá de norte a sul do país, para a obra, o que permitirá garantir o sucesso e grandiosidade da escultura.
A cerimónia de inauguração está agendada para fevereiro de 2024 e decorrerá em Esposende, cidade natal de Paulo Gonçalves.