Quanto gasta o novo Smart #1 em condução real? Saiba quanto conseguimos

Seis equipas fizeram, ao volante de um smart #1, a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto. Saiba quanto gastaram...

Seis equipas fizeram, ao volante de um smart #1, a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto. Saiba quanto gastaram...

O desafio foi lançado pela Sociedade Comercial C. Santos: uma “Eco Race” com o objetivo de alcançar o menor consumo de energia com o novo smart #1 com uma condução o mais real possível. Portanto sem causar problemas à fluidez do trânsito.

Nos dias 28 e 29 de novembro, seis equipas (compostas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) fizeram, ao volante de um smart #1, a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto. A Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos partiu das instalações da empresa na Maia-Aeroporto e passou ainda pelos showrooms de Felgueiras e Boavista (Porto) antes de chegar ao destino.

O objetivo era percorrer os cerca de 125 km do percurso definido pela Sociedade Comercial C. Santos com menores consumos de energia. Contudo, foi solicitado às equipas que dessem alguma “normalidade” à condução, no sentido desta se aproximar de um “comportamento” do dia a dia habitual de um utilizador de automóvel que seja cuidadoso com o acelerador do automóvel.

Assim, as equipas estavam obrigadas a manter uma velocidade de patamar mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais. A maioria das duplas até manteve o ar condicionado ligado, ajustando apenas a regeneração (dois níveis no smart #1) e os modos de condução (Sport, Conforto e Eco são as opções no modelo).

O percurso Maia-Felgueiras era o mais curto (55 km), mas, por percorrer apenas estradas nacionais e municipais, era mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes. Já o trajeto Felgueiras-Leça da Palmeira (70 km) privilegiava as autoestradas, embora a parte final também incluísse um percurso urbano, pelas ruas e avenidas das cidades do Porto – além do stand da Sociedade Comercial C. Santos na Boavista, a caravana smart #1 passou pela enigmática Casa da Música – e de Matosinhos.

O condutor 1 de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e Felgueiras. O segundo percurso foi assegurado pelo condutor 2. As três unidades utilizadas pela equipa eram smart #1, no nível de equipamento Premium.

Consumos inferiores aos anunciados

No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos a 28 de novembro e seguia no carro 2. Essa dupla percorreu os 125 km da prova com uma média de apenas 14,35 KWh/100, o que, tendo em conta os 62 KWh capacidade útil de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do smart #1, seria suficiente para uma autonomia total de 432 km. Aliás, se os cálculos fossem efetuados para os 66 kWh de capacidade total da bateria, a autonomia total do veículo da equipa vencedora seria de 459,9 km.

O consumo médio da dupla vencedora fica bastante abaixo dos 16,8 KWh/100 anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP) para o smart #1 Premium.

Aliás, das seis equipas participantes, apenas uma não conseguiu consumos médios abaixo da “fasquia” anunciada pelo fabricante: a equipa do carro 1 do primeiro dia da iniciativa, que fechou o percurso ligeiramente acima, com 17,05 KWh/100.

Sem magia, mas melhor que a média anunciada…

O 0aos100 fez equipa com o popular mágico Mário Daniel e o que podemos dizer é que não conseguimos fazer… magia. Optamos por uma condução o mais realista possível, tendo sido feito o percurso sempre com o ar condicionado ligado (dia de chuva e o conforto necessário para uma condução segura e…confortável). O resultado foi o segundo lugar no primeiro dia, com uma média de 15.95 kWh/100 (autonomia teórica de 388,7 km), mas apenas penúltimo dos dois dias de “Eco Race”, um resultado ainda assim interessante atendendo que fizemos a condução o mais real possível, tendo feito melhor que o valor anunciado pelo fabricante.

“A Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos, a segunda ação deste género levada a cabo pela nossa empresa, foi bem-sucedida. Além de ser um interessante ponto de encontro entre participantes, permitiu, mais uma vez, mostrar que os automóveis 100% elétricos são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias pendulares. Recorde-se superiores à média de quilometragem da maioria dos automobilistas europeus é inferior ao que muitos de nós pode pensar. Esta é de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários”, afirma o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

Autonomia acima de 400 km

Com potências entre 272 cv e e 428 cv, o smart #1 tem autonomias de até 440 km (a bateria tem 66 kWh de capacidade). É proposta nas linhas Pro+, Premium e BRABUS. As variantes Pro+ e Premium têm tração às rodas traseiras e contam com um motor de 272 cv e 323 Nm de binário. A velocidade máxima é de 180 km/h (limitada) e os 100 km/h são atingidos em 6,7 segundos.

Leia ainda: Sónia Araújo estreia smart #1 em Portugal

O smart #1 BRABUS tem tração integral. O motor adicional no eixo da frente eleva a potência para 428 cv e o binário para 543 Nm. O resultado são performance verdadeiramente desportivas, com a distância 0-100 km/h a ser batida em apenas 3,9 segundos. A autonomia não fica, porém, muito longe das  variantes menos potentes e o modelo pode percorrer 400 km com apenas uma carga.

Os preços da linha Pro+ começa nos 41 950 euros (com IVA) e a linha Premium nos 44 450 euros (com IVA). Por fim, o smart #1 BRABUS custa 48 450 euros. O smart #1 pode ser observado de perto nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos junto ao Aeroporto do Porto.