Peugeot 3008 está (ainda) melhor e tem elétrico com 700 km de autonomia

Primeiro contacto com a nova geração do Peugeot 3008, agora também com opção elétrica e-3008.

Primeiro contacto com a nova geração do Peugeot 3008, agora também com opção elétrica e-3008.

A Peugeot está a atravessar uma impressionante fase (líder das vendas em Portugal, por exemplo), não só pela ofensiva de produto, mas sobretudo pela coerência na estratégia de novos lançamentos. E o mais recente exemplo disso é o novo 3008, que deixa de lado a velha fórmula de “em equipa que ganha, não se mexe”, para adotar uma estratégia ousada, de “passo em frente”, algo que confirmamos no primeiro contacto com o 3008 e a versão elétrica e-3008.

Primeiro porque o SUV francês ganha uma opção elétrica, e logo com opções que podem ir até ao 700 km de autonomia, mas também porque bastava à Peugeot retocar arestas, optando antes por uma estratégia ousada de criar um produto claramente “mais à frente”.

E começa desde logo pelo exterior. O 3008 está mais atraente e maior personalidade, com um pilar posterior muito inclinado, estilo fastback (quase um SUV Coupé, deixando para o 5008 a silhueta mais familiar). O comprimento aumentou cerca de 10 cm, a altura aumentou ligeiramente 2 cm e a largura foi “esticada” em 5 cm. O resultado é um SUV que parece maior do que é na realidade.

Tal como o exterior, também o interior sofreu uma profunda reformulação, com a introdução do Panoramic i-Cockpit com 21 polegadas, uma evolução do i-Cockpit, agora a ligar o ecrã digital que afixa o painel de instrumentos ao ecrã central, tornando-se os dois num só.

No centro do painel existe um painel táctil com vários atalhos personalizáveis ​​(‘i-Toggles’), que são convenientes de utilizar e eliminam a necessidade de procurar muitas das funções mais utilizadas nos menus do ecrã central. Podem ser programadas até dez funções, distribuídas por duas páginas.

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O volante também apresenta um novo desenho, mantendo o diâmetro reduzido e o formato achatado na parte superior e inferior, mas os botões foram substituídos por superfícies hápticas (sensíveis ao toque). Atrás do volante, ainda no tablier, encontra-se agora o seletor da transmissão, que abandonou a consola, permitindo assim criar mais espaço para guardar objetos. O seletor de modo de condução (Eco/Normal/Sport) também ganhou um novo formato (pequena patilha vertical em vez de superfície horizontal), com um acabamento mais moderno e efeito metálico.

A construção é sólida e os materiais de toque suave são combinados com materiais de toque duro, variando os acabamentos consoante o equipamento. A visibilidade traseira é fraca devido ao vidro traseiro estreito e aos pilares traseiros largos, ao passo que a bagageira oferece os mesmos 520 litros do anterior 3008.

Com híbrido Plug-in e elétrico, mas já sem Diesel

No lançamento, o 3008 estará disponível apenas na versão elétrica mais acessível e o 3008 com mecânica híbrida a gasolina, associando o conhecido 1.2 Puretech de três cilindros sobrealimentado por um turbocompressor e que desenvolve 136 cv, a uma unidade elétrica de 28 cv inserida dentro da caixa automática de seis velocidades (e-DCS6).

Por sua vez, esta é alimentada por uma pequena bateria com 0,89 kWh de capacidade (0,43 úteis), que reduz o consumo e as emissões em cidade. Os preços arrancam nos 34.650 euros.

Até 700 km de autonomia

A versão elétrica conta com duas opções de bateria: de 73 kWh que permite ao motor elétrico oferecer 213cv (tração dianteira) e 525 km de autonomia e uma unidade de 98 kWh que permite à versão de tração dianteira e 231cv de potência anunciar uma autonomia de 700 quilómetros. A bateria de iões de lítio tem oito anos ou 160.000 km de garantia.

A terceira versão do e-3008 é o Dual Motor (motor síncrono com ímanes permanentes em cada eixo), com tração integral, potência máxima de 326cv e autonomia homologada de 525 quilómetros.

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As baterias de iões de lítio NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) podem ser carregadas a 11 kW em corrente alternada (CA, trifásica) como padrão e 22 kW (CA, trifásica) como opção ou até 160 kW em modo direto corrente (CC). Neste caso, a Peugeot anuncia que são necessários 30 minutos para carregar a bateria mais pequena, 7 horas a 7,4 kW (AC), 4,5 horas a 11 kW (AC), sempre 20 a 80 por cento da carga.

Poderá existir uma bomba de calor opcional para evitar a sobrecarga da bateria, mas não existe uma função de pré-condicionamento da temperatura a que esta atinge o ponto de carregamento (o que aceleraria o processo).

Ao volante

O primeiro contacto com o e-3008 permitiu confirmar as expectativas criadas, nomeadamente uma enorme suavidade de condução, agilidade e aquela sensação Premium, que tantos condutores procuram num automóvel.

A direção é precisa e comunicativa e o pequeno volante contribui para uma sensação de condução mais desportiva. Por outro lado, é evidente que se trata de um automóvel alto, com mais movimentos transversais da carroçaria do que o habitual nos SUV elétricos, onde o enorme peso da bateria costuma contribuir muito para a estabilidade. Isto não é bom nem mau, muito pelo contrário: alguns utilizadores vão preferir um maior conforto ao passar por superfícies em mau estado, outros preferirão um comportamento mais estável.

Também tivemos oportunidade de conduzir a versão híbrida de 48V, equipada com o motor 1.2 Puretech de 1,2 litros e 136cv, associado a uma caixa automática de seis velocidades. Uma opção de acesso á gama, com preços a partir de 34.650 euros, mas que convence em condução, com uma resposta rápida e consumos muito baixos (anunciados 5,5 litros aos cem).

No último trimestre, a gama será reforçada com a versão Plug-in Hybrid de 195cv, e em 2025 mais duas versões elétricas: o E-3008 de 320 cv de Dual Motor com uma autonomia de 525 km, 4 rodas motrizes, e o E-3008 de 230 cv de 2 rodas motrizes autonomia de 700 km.

Dois níveis de equipamento

Para simplificar a escolha, a gama assenta em apenas dois níveis de acabamento, Allure e GT, com 3 packs de opcionais. A diferença do GT para o Allure encontra-se nos faróis Pixel LED; Peugeot Panoramic i-Cockpit® com ecrã curvo HD de 21”; Iluminação ambiente no tablier, nas forras das portas dianteiras, por baixo do ecrã panorâmico: associado ao modo de condução, 8 cores personalizáveis; Carregamento do smartphone por indução (15 W); portão da bagageira motorizado “Easy Open” e volante aquecido.

A Peugeot propõe como preços de lançamento, para clientes particulares, o 3008 Hybrid 136 cv e-DCS6 a partir de 34.650 euros e o e-3008 210 cv (157 kW; Bateria de 73 kWh) a partir de 46.150 euros. As versões EV beneficiam da campanha “Tranquilidade 100% Elétrico”, com oferta da easyWallbox e de 4 anos de manutenção e garantia (48 meses / 50.000 km; para clientes particulares).

Para clientes B2B, os 3008 e E-3008 são propostos a partir de 33.509 euros com IVA na motorização Hybrid 136 cv e a partir de 36.034 euros sem IVA na motorização 100% elétrica.