ET9, a resposta da Nio ao BMW i7 e Mercedes-Benz EQS

Novo topo de gama é capaz de carregar o equivalente a 255 km de autonomia em escassos cinco minutos de carga.

Novo topo de gama é capaz de carregar o equivalente a 255 km de autonomia em escassos cinco minutos de carga.

A Nio desvendou o seu novo topo de gama, o ET9, uma enorme berlina com ares de SUV concorrente do Mercedes EQS, Tesla Model S ou BMW i7, dotada de um sistema elétrico de 900V que permite carregar até 600 kW, o suficiente para carregar o equivalente a 255 km de autonomia em escassos cinco minutos de carga.

O modelo, que lembra o BMW Série 5 Gran Turismo, por exemplo, e que começará por estar à venda na China a partir do início de 2025, com preços a partir de 101 mil euros (na China), estará equipado com um sistema de motor duplo, debitando em conjunto uma potência máxima de 697 cv.

Os dois motores são alimentados por uma bateria de iões de lítio com 120 kWh de capacidade, com novas células cilíndricas em formato 46105 e uma densidade energética de 292 Wh/kg.

Leia ainda: Toyota anuncia 4 tipos de baterias para os próximos carros elétricos

As jantes de 23 polegadas contam com tampas centrais fixas semelhantes às utilizadas pela Rolls-Royce, ou seja, quando o carro estiver a rodar o logotipo da marca permanecerá visível. Já o habitáculo está homologado para apenas quatro ocupantes (2+2), sendo que os ocupantes traseiros dispõem de bancos traseiros individuais.

O ET9 conta ainda com um chassis totalmente “by-wire”, ou seja, acelerador, caixa de velocidades, direção, suspensão e travões funcionam totalmente de forma elétrica, sem qualquer ligação mecânica.

O ET9 também é compatível com as estações de troca de bateria da Nio, o que permite substituir o pacote por outro totalmente carregado em apenas 3 minutos.