Dakar, o Porsche 911 para todo o terreno

Nova versão do 911 já cumpriu mais de 10.000 quilómetros de testes todo-o-terreno

Nova versão do 911 já cumpriu mais de 10.000 quilómetros de testes todo-o-terreno

É o mais inesperado Porsche dos últimos tempos e, possivelmente, o mais especial. O 911 Dakar será o primeiro desportivo de duas portas capaz de oferecer excelentes capacidades fora de estrada. A escolha do nome Dakar é uma homenagem à primeira vitória da Porsche no rali Paris-Dakar.

No desenvolvimento, a equipa de engenheiros liderada por Achim Lamperter, General Project Manager, não se limitou a uma utilização intensiva na pista de testes todo-o-terreno em Weissach. O novo 911 Dakar rodou pelo mundo, enfrentando condições extremas, num total de mais de meio milhão de quilómetros percorridos, dos quais mais de 10.000 km foram realizados fora de estrada.

Por exemplo, a pista de testes de Château de Lastours, no sul de França, foi utilizada para testar o comportamento do desportivo em percursos típicos de rali e para afinar a suspensão. “Todas as equipas do Dakar vêm aqui testar os seus veículos na Europa antes do rali”, disse Romain Dumas, piloto de fábrica da Porsche.

“Eu sabia o que um 911 era capaz de fazer em estrada”, diz Dumas, “mas fiquei absolutamente estupefacto com o bom desempenho aqui à solta”, acrescentou.

Já Walter Röhrl, duas vezes campeão do mundo de ralis, testou o 911 Dakar nos extensos campos de ensaio de Arjeplog, na Suécia, sobre o gelo espesso dos lagos. E não escondeu o entusiasmo. “É incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo antes de ele próprio o conduzir”.

Programa de testes intenso no deserto

O novo 911 Dakar também teve de provar o seu valor na areia do deserto. No Dubai e em Marrocos, os pilotos de testes conduziram o desportivo, vezes sem conta e sem piedade, por dunas íngremes de 50 metros com temperaturas de até 45 graus. “O 911 Dakar apresentou uma impressionante performance mesmo no deserto”, refere Frank Moser, Vice President Model Line 911/718.

“Especialmente aqui, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo as suas vantagens conceptuais – a combinação de baixo peso, uma maior altura ao solo, um potente motor na traseira e a curta distância entre eixos proporcionam uma experiência de condução entusiasmante. Eu próprio pude experimentá-lo em test drives no Sahara”.

Jörg Bergmeister, embaixador da marca Porsche, também teve a possibilidade de testar o 911 Dakar, como parte do desenvolvimento do veículo, e ficou surpreendido com a dinâmica de condução do desportivo, tanto em superfícies soltas como em estrada. “Não imaginava que um veículo com esta distância ao solo e pneus todo-o-terreno ainda se sentiria como um Porsche 911 no asfalto”, sublinhou Bergmeister.