Renault anuncia venda de 100 veículos da sua coleção

Leilão reúne 100 modelos icónicos da coleção Renault, abrangendo mais de um século de inovação e paixão automóvel.

Leilão reúne 100 modelos icónicos da coleção Renault, abrangendo mais de um século de inovação e paixão automóvel.

A Renault e a Artcurial Motorcars anunciaram a organização de um leilão que reúne 100 modelos icónicos da coleção Renault, abrangendo mais de um século de história. O leilão terá lugar a 7 de dezembro, em Flins-sur-Seine (perto de Paris), no local histórico da Renault e futura casa das coleções da marca.

A venda incluirá cerca de uma centena de automóveis históricos, entre os mais de 800 atualmente pertencentes à coleção Renault, bem como uma seleção de cerca de cem objetos, incluindo maquetes, fatos de piloto e diversos artigos. Mais de 90% dos lotes serão propostos sem preço de reserva, oferecendo aos entusiastas uma oportunidade única de adquirir peças excecionais.

“É uma honra contar com a confiança da Renault e uma enorme satisfação organizar um leilão que será recordado como um evento de grande importância. Estamos a oferecer aos colecionadores uma oportunidade única: a de se tornarem guardiões deste rico património”, sublinha Pierre Novikoff, Vice-Presidente da Artcurial Motorcars.

Entre os exemplares mais antigos, de referir um Type D de 1901, ainda funcional, ou um raro autocarro de 1933, mas também réplicas do Type A de 1898, em versões térmica e elétrica, construídas pela equipa da coleção em série muito limitada por ocasião do centenário da marca, em 1998.

No domínio da competição, destaque para o primeiro monolugar F1 com motor turbo – o lendário RS01, mas também cerca de vinte monolugares autênticos dos anos Turbo (1981–1985), desde o RE27B ao RE60 01B, conduzidos por alguns dos maiores nomes da época: René Arnoux, Jean-Pierre Jabouille, Patrick Tambay, Eddie Cheever e Alain Prost.

Leia ainda: Honda vende peças e motores históricos de Fórmula 1

Alguns destes F1 serão apresentados com os cadernos técnicos originais, documentos raros que retratam o trabalho dos engenheiros de Viry-Châtillon.

No capítulo da Endurance, a venda conta com o icónico Alpine A442, símbolo das 24 Horas de Le Mans, que será apresentado na sua versão chassis 0 – o primeiro da linhagem.

Nos Ralis, ícones da disciplina, o protótipo Maxi Turbo 5 B0 e o Renault 5 GT Turbo Bandama, ao passo que estarão à venda clássicos icónicos, desde o 4CV ao R5 Police, passando pelo Floride “Disney” e o Clio Williams.

Restaurados (como o 4CV) ou mantidos em excelente estado original (como o Clio Williams), alguns destes automóveis serão vendidos com documentação de matrícula, uma rara oportunidade de adquirir um pedaço de história diretamente do fabricante.

Também a Alpine terá alguns exemplares únicos à venda como o A610 Evolution — o modelo mais potente alguma vez produzido — bem como o Alpine V6 Turbo e uma maquete do A110.