Polestar 3 tem cerca de 500cv e mais de 600 km de autonomia

SUV da Polestar conta com uma função de desativação para o motor elétrico traseiro. Encomendas arrancam a 12 de outubro

SUV da Polestar conta com uma função de desativação para o motor elétrico traseiro. Encomendas arrancam a 12 de outubro

A Polestar desvendou o “3”, um SUV elétrico que se apresenta com o “minimalismo e a pureza escandinavos associados aos ingredientes chave de um veículo utilitário desportivo”. No lançamento, o Polestar 3 Long range Dual motor (489cv, 840 Nm) estará disponível a partir de 94.900 euros. As encomendas estarão abertas a partir de 12 de outubro, com as primeiras entregas previstas para o quarto trimestre do próximo ano.

Com 4,90 metros de comprimento, 1,61 metros de altura e 2,12 metros de largura (com espelhos), o terceiro modelo da Polestar não é exatamente pequeno e distingue-se por aerodinâmica cuidada, com uma asa dianteira integrada no capot, e uma outra integrada no spoiler traseiro, e lâminas aerodinâmicas traseiras.

“O Polestar 3 é um SUV elétrico potente que apela aos sentidos através de um design distinto e escandinavo e de uma excelente dinâmica de condução,” afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.  “Desde o início que este automóvel foi desenhado como um Polestar, mas capaz também de incluir novas características definidoras – como faróis dianteiros Dual Blade, SmartZone e a asa dianteira,” prossegue Thomas Ingenlath.

Os materiais utilizados no interior do Polestar 3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis. Incluem materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

Mas a tecnologia é o que mais chama a atenção. Especialmente devido ao enorme ecrã central de 14,5 polegadas que abriga um sistema de infoentretenimento baseado na plataforma Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm Technologies, Inc. Oferece displays de alta-definição, sistema de som surround e conectividade integrada. 

Em termos de segurança, o Polestar 3 conta com um sistema de radar interior capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. Este novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia.

Quanto aos sistemas de assistência ao condutor, os famosos ADAS, este SUV está equipado com um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada.

489cv e 610 km de autonomia

O Polestar 3 chega numa configuração com motor duplo e potência adicional na traseira, com 489cv e 840 Nm de binário. O pack de baterias de 111 kWh permite anunciar uma autonomia de até 610 km em ciclo WLTP.

O Pack Performance está disponível em opção (tem um custo de 6.600 euros) e aumenta a potência para 517cv e 910 Nm, o que permite ao 3 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos (5 segundos na versão “normal”). A velocidade máxima é limitada a 210 km/h.

O one-pedal drive ajustável está também incluído, bem como a função elétrica TVDC – Electric Torque Vectoring Dual Clutch no eixo traseiro. O Polestar 3 possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro, permitindo que seja capaz de funcionar somente com o motor elétrico dianteiro economizando assim energia em determinadas circunstâncias. 

“O nosso objetivo era oferecer a performance e a precisão que define todos os automóveis Polestar, sem comprometer o conforto da sua condução diária,” afirma Joakim Rydholm, Chief Chassis Engineer da Polestar. “Para isso, utilizámos novas componentes como a suspensão adaptativa para proporcionar um ‘feeling Polestar’ a este tipo de automóvel.”

O Polestar 3 tem ainda a capacidade de carregamento bidirecional, tendo potencial para, por exemplo, fornecer energia para a rede. Todas as versões incluem suspensão pneumática, um teto panorâmico de vidro a todo o comprimento, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas.

O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro model year e incluem ainda várias caraterísticas como um sistema áudio de 25 colunas da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, capacidade Dolby Atmos, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist.

No lançamento, o Polestar 3 Long range Dual motor (360 kW, 840 Nm) estará disponível a partir de 94,900 euros. As encomendas estarão abertas on-line a partir de 12 de outubro, com as primeiras entregas, previstas para o quarto trimestre do mesmo ano.