O Prius é reconhecido como o expoente máximo da tecnologia híbrida da Toyota e chega agora à sua quinta geração, agora exclusivamente com tecnologia híbrida Plug-in.
A mecânica combina um motor 2.0 de quatro cilindros de 148 cv c com um novo motor elétrico de 160 cv e uma nova caixa de velocidades, para um débito total de 223 cv (mais 101 cv face ao antecessor que contava com um motor 1.8 de quatro cilindros).
O híbrido Plug-in, que tem lançamento previsto para o final do primeiro semestre de 2023, traz uma bateria com 13,6 kWh posicionada por debaixo dos bancos traseiros (antes de 8,8 kWh), o que lhe permite uma autonomia de até cerca de 70 km em modo elétrico.
Além disso, o Prius plug-in está disponível com um painel solar, que poderá vir a aumentar o alcance em modo EV.
A Toyota anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos (quase tão rápido quanto um Volkswagen Golf GTI).
A grande diferença (ou aquela que é mais visível a olho nu) encontra-se na estética, com o Prius a assumir uma silhueta mais desportiva, com um formato do tejadilho tipo coupé. Algo que é reforçado pela menor altura (mais baixo 50 mm) ou as jantes de 19 polegadas.
O interior é dividido em três zonas de acordo com a nova “Arquitetura em Ilha” do Prius: ambiente, zona do condutor e painel de instrumentos “flutuante” TFT de 7 polegadas.