Os carros da Polícia Municipal do Porto vão passar a estar equipados com câmaras para detetar estacionamento ilegal de forma automática.
De acordo com o Jornal de Notícias, vai ser lançado um concurso público para a compra dos equipamentos, que serão instalados nos tejadilhos dos carros de serviço.
As câmaras vão fazer o reconhecimento de veículos em situação de estacionamento ilegal, registando a matrícula e emitindo a multa automaticamente.
Com o caderno de encargos para o concurso fechado, a esperança é que os aparelhos possam começar a ser utilizados já no próximo ano.
Leia ainda: GNR apreendeu detetor de radar na A23
Segundo António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, este sistema não só permite uma melhor gestão dos recursos humanos, como é mais eficaz na fiscalização do estacionamento abusivo e dá até um exemplo: quando existe uma fila de automóveis mal-estacionados, o tempo que os agentes demoram a multar os primeiros veículos costuma ser suficiente para que alguns condutores removam o seu carro e, dessa forma, evitem a multa.
A estas novas câmaras juntam-se ainda no “arsenal” da Polícia Municipal do Porto dois novos radares móveis que começam a funcionar em outubro.