A fábrica de Palmela foi a escolhida para acolher a produção do elétrico mais acessível da Volkswagen, o ID.1 que vai custar cerca de 20 mil euros, a partir de 2027.
“Este automóvel vai ser construído na nossa fábrica em Palmela, Portugal”, disse o CEO da marca Volkswagen Thomas Schafer esta segunda-feira em Wolfsburg, na Alemanha.

O novo elétrico faz parte da nova gama Electric Urban Car Family, com tração dianteira, que está a ser desenvolvida de forma transversal e utiliza uma nova plataforma modular elétrica da Volkswagen: a MEB com tração dianteira.
Leia ainda: Volkswagen ID. Every1, o carro do povo elétrico
Com um comprimento de 3.880 mm, o ID. EVERY1 posiciona-se entre o antigo up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o atual Polo (4.074 mm). No interior, oferece espaço para quatro pessoas e uma bagageira com 305 litros de capacidade.
Para já a Volkswagen não revela detalhes sobre a baterias, mas adianta que o veículo conceptual atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e é alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv). A autonomia mínima é de 250 quilómetros.

“O ID. EVERY1 é a última peça do puzzle na nossa jornada para termos a mais ampla seleção de modelos no segmento de volume. Assim, poderemos oferecer a cada cliente o automóvel certo com o sistema de propulsão adequado – incluindo mobilidade elétrica acessível de entrada”, afirma Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.