A Nissan escolheu o Salão Automóvel Híbrido e Elétrico no Porto para fazer a estreia do novo X-Trail em Portugal. As pré-vendas já arrancaram, podendo desde já ser encomendado em Portugal, com preços que começam nos 49.000 euros.
Partilhando a mesma plataforma com o Qashqai, esta quarta geração do X-Trail, à semelhança das anteriores, mantém as características das anteriores gerações, nomeadamente o estilo musculado, a versatilidade de sete lugares e tecnologia de tração integral.
«Substituir um ícone como o X-Trail é uma enorme responsabilidade. Para a quarta geração do X-Trail, vamos dar-lhes a capacidade de aventura, com uma motorização de tração integral eletrificada avançada, combinada com tecnologia intuitiva e conveniente», referiu François Bailly, vice-presidente sénior e responsável de planeamento para a região AMIEO da Nissan.
Tal como o Qashqai, o novo X-Trail conta com a motorização e-Power, uma solução híbrida eletrificada que oferece a condução de um elétrico sem a necessidade de recarregar.
A tecnologia é composta por um motor a gasolina de relação de compressão variável, que funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150 kW e uma bateria. Apenas o motor elétrico está ligado às rodas, o que leva a que o motor a gasolina sirva apenas para gerar eletricidade para o motor elétrico.
As vantagens passam pela resposta imediata do acelerador, suavidade de resposta e o menor consumo, uma vez que o motor a gasolina funciona sempre a um regime ideal.
Ao todo, debita 204 cv e 330 Nm, o que permite ao X-Trail e-Power acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos, com a velocidade máxima limitada a 160 km/h e consumo médio homologado de 5,8 l/100 km.
Está igualmente disponível uma variante de tração às quatro rodas e-4ORCE, que utiliza um segundo motor elétrico no eixo traseiro, o que aumenta a potência do conjunto para os 213cv e os consumos para 6,3 litros aos cem – já a aceleração dos 0 aos 100 km/h baixa para os 7 segundos.
Embora a versão e-Power recolha a grande maioria da procura, o X-Trail também estará disponível com um motor 1.5 Turbo a gasolina, com relação de compressão variável. Oferece 163cv e 300 Nm de binário, e estará disponível apenas em configuração de tração a duas rodas, associado a uma transmissão continuamente variável Xtronic.
No interior salta à vista o ecrã táctil de 12,3 polegadas, parte de um sistema de infoentretenimento capaz de funcionar através de comandos por voz e com compatibilização, tanto através de Android Auto, como de Apple CarPlay. A bagageira tem uma capacidade de 585 litros, mais 20 litros que no anterior X-Trail.