A Mercedes continua a inovar na tecnologia dos carros elétricos e, além de melhorar a dinâmica, autonomia e consumo, também avança no domínio dos travões. Tanto que os reinventou completamente.
A última novidade passa pelo desenvolvimento de um travão inovador e mais sustentável, atualmente em pesquisa, que já não ocupa a sua localização convencional dentro da roda. Em vez disso, está integrado na unidade de tração elétrica no eixo dianteiro ou traseiro.
Ocupa muito pouco espaço e, de acordo com as pesquisas mais recentes, está sujeito a um desgaste mínimo, não enferruja e é praticamente sem manutenção. Isso torná-lo-ia muito duradouro e fiável.
Além disso, não haveria emissões de partículas para a atmosfera. O ruído de travagem e a limpeza dos travões também poderiam tornar-se coisa do passado. O efeito de travagem é fácil de controlar e não se desvanece mesmo sob cargas pesadas.
Leia ainda: Mercedes EQS e Classe S estreiam luzes azul-turquesa. Saiba porquê
O design inovador também permite uma combinação de roda/pneu significativamente mais leve e, portanto, menor massa não suspensa, o que, por sua vez, melhora as características de condução.
Além disso, facilitaria jantes totalmente fechadas para uma aerodinâmica otimizada, pois as aberturas para arrefecimento dos travões já não seriam necessárias.