Parecia que apenas as marcas chinesas sabiam fazer carros elétricos baratos, mas os restantes fabricantes começam a reagir e há cada vez mais opções à escolha.
Propostas europeias como o Citroën ë-C3, o Fiat Grande Panda e o futuro Renault Twingo juntam-se agora a um coreano: o Hyundai Inster. É um citadino totalmente elétrico com um certo ar de SUV que chegará depois do verão com até 355 km de autonomia e um preço que promete ser muito acessível (fala-se em valores abaixo dos 25 mil euros).
O SUV compacto elétrico estará disponível com duas opções de motorização, Standard e Long Range, o primeiro equipado com um motor elétrico de 97cv. A bateria de 42 kWh promete mais de 300 km de autonomia.
A segunda versão, denominada Long Range, conta com um motor elétrico de 115cv, por sua vez, alimentado por uma bateria de 49 kWh, para uma autonomia anunciada de 355 km.
É capaz de carregar a 120 kW DC, o que lhe permite carregar de 10 a 80% em apenas 30 minutos. Quando ligado a uma tomada CA de 11 kW, mais comum, um carregamento completo demora 4 horas para o modelo Standard ou 4 horas e 35 minutos para o modelo Long Range.
“Com o Inster, levámos a imagem do pequeno SUV a um novo e arrojado posicionamento para o público global”, afirmou Simon Loasby, Vice-Presidente Sénior e Diretor do Centro de Design da Hyundai. “Com o Inster, estamos a redefinir o que significa conduzir um veículo 100% elétrico subcompacto.”
O Inster, de resto, contará ainda com uma versão “fora de estrada”, que adotará o nome de Cross, reforçando a identidade SUV do pequeno elétrico. A comercialização está prevista para o último trimestre do ano.