O SUV topo de gama da Mazda, o CX-80 chega já em outubro, completando um processo iniciado na Rede de Concessionários Mazda em Maio último, mês em que arrancaram as pré-vendas deste que passa a ser o novo porta-estandarte da marca de Hiroshima.
O novo modelo mede cerca de cinco metros de comprimento e tem uma distância entre eixos superior a três metros, medidas que lhe permitiram a adoção de uma terceira fila de bancos, tornando no automóvel mais espaçoso e de maior capacidade da atual gama Mazda.
Quanto à segunda fila, o cliente poderá configurá-la, se escolhido o topo de gama Takumi, em três versões diferentes, seja por lhe integrar dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila ou conjugados com uma também consola central, ou mantendo o tradicional banco corrido de três lugares, solução aplicada nos níveis de equipamento Exclusive-Line (de entrada) e Homura (intermédio).
Está disponível com duas opções de motor, o e-Skyactiv 2.5 PHEV que combina um motor a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico; e e-Skyactiv D, um motor diesel de seis cilindros em linha, com sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda.
O sistema inerente ao motor e-Skyactiv PHEV oferece uma potência total de 327 cv e 500 Nm de binário, permitindo ao CX-80 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 195 km/h. A bateria permite 60 km de condução em modo elétrico, e um consumo de combustível de 1,6 l/100 km.
Quanto ao motor e-Skyactiv D, o mesmo gera 254 cv de potência, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingir-se uma velocidade máxima de 219 km/h. O consumo de combustível anunciado é de 5,7 l/100 km e as emissões de CO 2 de 148 a 151 g/km.
Leia ainda: Mazda já produziu mais de dois milhões de carros com motor rotativo
Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ da Mazda. O Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro Modos de Condução (Modo EV adicional na versão PHEV).
Em Portugal, o Mazda CX-80 e-Skyactiv 2.5 PHEV tem os seguintes intervalos de preços: 63.004 euros a 71.755 euros (Exclusive-line), 69.055 a 72.855 euros (Homura) e 70.155 euros a 74.805 euros (Takumi).
Por sua vez, a opção e-Skyactiv 3.3 Diesel têm os seguintes intervalos de preços: 79.812 euros a 88.312 euros (Exclusive-line), 85.861 € a 89.462 euros (Homura) e 86.962 euros a 91.412 euros (Takumi).