Adamastor Furia estreia inovador sistema de suspensão

Sistema de suspensão promete revolucionar segmento de alta performance em termos de conceção e eficácia.

O superdesportivo português estreia uma suspensão com uma configuração “decoupled” totalmente desenvolvida “in house” pela Adamastor e a aguardar aprovação de patente.

A configuração desenvolvida permite controlar os movimentos de roll e pitch da carroçaria de forma independente. Porém, de forma a respeitar a pureza do conjunto, evitando igualmente a necessidade de instalar complexos sistemas ativos de controlo que contribuiriam para um contraproducente aumento de peso, a Adamastor concebeu uma geometria de suspensão puramente mecânica, para a qual pediu inclusivamente um registo de patente.

A beleza conceptual da solução desenvolvida é evidente na forma como consegue proporcionar uma elevada eficácia e controlo através de uma configuração base relativamente descomplicada, reduzindo o número de componentes necessários e, consequentemente, o volume ocupado e a possibilidade de potenciais falhas, mantendo, ao mesmo tempo, o peso final dentro dos objetivos estabelecidos no caderno de encargos do Furia.

As operações de manutenção ou substituição de componentes saem igualmente beneficiadas.

Como funciona?

Como referido, o sistema de suspensão decoupled da Adamastor controla os movimentos de roll e pitch da carroçaria do Furia de forma totalmente independente e reativa, prescindindo de um complexo sistema auxiliar de controlo eletrónico normalmente composto por vários sensores, atuadores e unidades de controlo.

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Para o conseguir, recorre a uma inteligente combinação de dois amortecedores em que o primeiro é o responsável por absorver os movimentos verticais e o segundo, recorrendo a um inovador sistema mecânico, é capaz de absorver os movimentos de compressão assimétricos provocados pelo rolamento da carroçaria, bem como expandir para a levar de volta à posição normal, em ambos os sentidos.

Tendo por base este princípio, um amortecedor montado em posição convencional sofre sempre uma histerese entre os movimentos de compressão e expansão, bem como entre a força que resulta desse movimento. Neste caso, em que um amortecedor de configuração convencional é utilizado para controlar o movimento de roll (α – rolamento), existiria sempre uma diferença no amortecimento quando a inclinação da carroçaria se dá num sentido ou no inverso. Para além do desafio que esta diferença representa, a afinação da força de amortecimento torna-se extremamente complexa e sem quais quer garantias de que esta não aumente ainda mais o comportamento desigual consoante o sentido do movimento de rolamento.

A Adamastor, com a inovadora suspensão do Furia, consegue que o amortecedor funcione de forma ideal independentemente do sentido do movimento de rolamento, o qual é sempre acompanhado da compressão do amortecedor, com a compensação do rolamento a ser feita pelo movimento oposto de expansão.

Desta forma não só foi possível garantir simetria de funcionamento em ambas as direções, como também ficou assegurada a possibilidade de afinar de forma eficaz a força do amortecimento, controlando a quantidade de rolamento considerada ideal para determinada situação e adaptando, assim, com facilidade, o Furia a qualquer desafio dinâmico que lhe seja colocado.

Este inédito sistema de suspensão desenvolvido “in-house” associado ao efeito “Venturi” do elaborado conceito aerodinâmico, diferenciam o Adamastor Furia no exclusivo segmento dos supercarros e permitem-lhe proporcionar um desempenho dinâmico em pista comparável ao de um fórmula.

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