O nome não engana: EQS SUV é o SUV da gama EQS. Por outras palavras, o expoente máximo dos elétricos da marca alemã em formato da moda, ou seja, SUV. E tratando-se de topo, é simplesmente o expoente máximo do que se pode esperar de um “S” da Mercedes. E sendo expoente máximo, é tão só um carro de sonho.
Mas antes de avançarmos para o funcionamento do sistema elétrico, comportamento dinâmico, importa falar da imagem, que é simplesmente impossível de ignorar. Há quem odeie e há quem não consiga parar de olhar, mas uma coisa é certa, ninguém lhe fica indiferente. Com 5,2 metros e mais de 2,8 toneladas, o EQS SUV é gigantesco, como seria de um SUV topo de gama da Mercedes.
O desenho mistura a robustez das suas proporções com o estilo tão característico dos elétricos Mercedes do segmento alto, sem dúvida marcado pela grelha frontal fechada, decorada com pequenas estrelas que acompanham o logótipo da marca em posição central.
No interior, o expoente máximo fica evidente, logo pelo espaço e amplitude de um habitáculo que mais parece uma sala de estar e onde não faltam, sequer, poltronas à medida da excelência de um interior em que, cada pormenor, cada acabamento, cada revestimento, exala qualidade e bom gosto. Despoletando, mesmo, em nós, a vontade de não mais sair…
A unidade do EQS SUV cedida pela Sociedade Comercial C. Santos não contava com o enorme “hyper screen” (o ecrã que enche o tablier é uma opção nas versões de acesso…), mas nem assim deixa de impressionar e oferecer um ambiente de verdadeira nave espacial, conferido pelo enorme ecrã, iluminação e espaço disponível.
Lá dentro, quase tudo se ajusta eletricamente via tátil e quase não há lugar a comandos ou painéis analógicos, havendo teclas de atalho para o que é essencial, nomeadamente para a visualização dos dados relativos à propulsão elétrica, fluxo de energia, autonomia e operações de recarga, assim como para a seleção dos modos de condução: ECO, Comfort, Sport, Individual.
A posição de condução é elevada, proporcionando boa visibilidade, os bancos da frente são muito macios e confortáveis, têm múltiplas regulações e suporte lateral suficiente. Também o volante está bem posicionado, com ajustes amplos e uma pega anatómica que agrada.
Motor e desempenho
Com o impulso de dois motores elétricos, que oferecem em combinado nada mais que 360 cv e 800 Nm, o EQS SUV consegue disfarçar facilmente dimensões e peso (mais de 2,8 toneladas…). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar os 210 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente por questões de autonomia).
Toda a tecnologia alia-se de forma harmoniosa para uma exímia conjugação de suavidade, silêncio e robustez, sem lugar a trepidações ou vibrações, tal como se quer num veículo de luxo.
Apesar do consumo sensível – intervalos médios 19 a 21 kWh/100 km –, os valores de autonomia são alargados, sendo previsível um mínimo de 450 km e normais 580 km, às vezes mais, segundo a própria indicação do computador. Isso também acontece porque a capacidade da bateria de iões de lítio é de 108,4 kWh, uma das maiores do segmento.
Quanto a carregamentos, o carregador de bordo (série) admite cargas até 11 kW-AC (22 kW em opção) e nos terminais rápidos a potência máxima permitida atinge 200 kW: dos 10% aos 80% em 31 minutos.
Em conclusão…
Mais do que um automóvel de luxo, é uma verdadeira experiência de mobilidade. O EQS SUV é um modelo que convence em toda a linha, quer na forma, quer na função, às quais se associa um extraordinário conforto, imperando o luxo a bordo. Conduz-se bastante bem, é rápido e eficiente. O problema é só mesmo o preço. Começa nos 128 mil euros.
MAIS
- Ambiente a bordo
- Dinâmica
- Qualidade geral
MENOS
- Peso
- Preço
Mercedes EQS SUV 450+
- Motor: elétrico
- Potência: 360 cv
- Binário máximo: 800 Nm
- Tração: tração traseira
- Caixa: automática de relação única
- Aceleração (0-100 km/h): 6,7 segundos
- Velocidade máxima: 210 km/h
- Consumo de combustível (WLTP Combinado): 19,7/100 km
- Autonomia máxima: 656 km
- Peso: 2840 kg
- Preço da versão base: 128.750 euros