Mercedes EQS SUV 450+. O melhor SUV elétrico de luxo?

Excelência, Qualidade e Sumptuosidade em formato SUV. Esta podia ser a perfeita descrição para as siglas do SUV da gama EQS, o expoente máximo dos SUV da Mercedes

O nome não engana: EQS SUV é o SUV da gama EQS. Por outras palavras, o expoente máximo dos elétricos da marca alemã em formato da moda, ou seja, SUV. E tratando-se de topo, é simplesmente o expoente máximo do que se pode esperar de um “S” da Mercedes. E sendo expoente máximo, é tão só um carro de sonho.

Mas antes de avançarmos para o funcionamento do sistema elétrico, comportamento dinâmico, importa falar da imagem, que é simplesmente impossível de ignorar. Há quem odeie e há quem não consiga parar de olhar, mas uma coisa é certa, ninguém lhe fica indiferente. Com 5,2 metros e mais de 2,8 toneladas, o EQS SUV é gigantesco, como seria de um SUV topo de gama da Mercedes.

O desenho mistura a robustez das suas proporções com o estilo tão característico dos elétricos Mercedes do segmento alto, sem dúvida marcado pela grelha frontal fechada, decorada com pequenas estrelas que acompanham o logótipo da marca em posição central.

No interior, o expoente máximo fica evidente, logo pelo espaço e amplitude de um habitáculo que mais parece uma sala de estar e onde não faltam, sequer, poltronas à medida da excelência de um interior em que, cada pormenor, cada acabamento, cada revestimento, exala qualidade e bom gosto. Despoletando, mesmo, em nós, a vontade de não mais sair…

A unidade do EQS SUV cedida pela Sociedade Comercial C. Santos não contava com o enorme “hyper screen” (o ecrã que enche o tablier é uma opção nas versões de acesso…), mas nem assim deixa de impressionar e oferecer um ambiente de verdadeira nave espacial, conferido pelo enorme ecrã, iluminação e espaço disponível.

Lá dentro, quase tudo se ajusta eletricamente via tátil e quase não há lugar a comandos ou painéis analógicos, havendo teclas de atalho para o que é essencial, nomeadamente para a visualização dos dados relativos à propulsão elétrica, fluxo de energia, autonomia e operações de recarga, assim como para a seleção dos modos de condução: ECO, Comfort, Sport, Individual.

A posição de condução é elevada, proporcionando boa visibilidade, os bancos da frente são muito macios e confortáveis, têm múltiplas regulações e suporte lateral suficiente. Também o volante está bem posicionado, com ajustes amplos e uma pega anatómica que agrada.

Motor e desempenho

Com o impulso de dois motores elétricos, que oferecem em combinado nada mais que 360 cv e 800 Nm, o EQS SUV consegue disfarçar facilmente dimensões e peso (mais de 2,8 toneladas…). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e alcançar os 210 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente por questões de autonomia).

Toda a tecnologia alia-se de forma harmoniosa para uma exímia conjugação de suavidade, silêncio e robustez, sem lugar a trepidações ou vibrações, tal como se quer num veículo de luxo.

Apesar do consumo sensível – intervalos médios 19 a 21 kWh/100 km –, os valores de autonomia são alargados, sendo previsível um mínimo de 450 km e normais 580 km, às vezes mais, segundo a própria indicação do computador. Isso também acontece porque a capacidade da bateria de iões de lítio é de 108,4 kWh, uma das maiores do segmento.

Quanto a carregamentos, o carregador de bordo (série) admite cargas até 11 kW-AC (22 kW em opção) e nos terminais rápidos a potência máxima permitida atinge 200 kW: dos 10% aos 80% em 31 minutos.

Em conclusão…

Mais do que um automóvel de luxo, é uma verdadeira experiência de mobilidade. O EQS SUV é um modelo que convence em toda a linha, quer na forma, quer na função, às quais se associa um extraordinário conforto, imperando o luxo a bordo. Conduz-se bastante bem, é rápido e eficiente. O problema é só mesmo o preço. Começa nos 128 mil euros.

MAIS

  • Ambiente a bordo
  • Dinâmica
  • Qualidade geral

MENOS

  • Peso
  • Preço

Mercedes EQS SUV 450+

  • Motor: elétrico
  • Potência: 360 cv
  • Binário máximo: 800 Nm
  • Tração: tração traseira
  • Caixa: automática de relação única
  • Aceleração (0-100 km/h): 6,7 segundos
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • Consumo de combustível (WLTP Combinado): 19,7/100 km
  • Autonomia máxima: 656 km
  • Peso: 2840 kg
  • Preço da versão base: 128.750 euros
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