A Skoda entra na guerra dos SUV elétricos “baratos”, com o lançamento do Elroq, que estará disponível a partir do primeiro trimestre, com preços a partir de cerca de 33.000 euros.
“Com um preço de entrada muito competitivo de cerca de 33.000 euros em mercados selecionados da Europa, o Elroq é o veículo mais acessível no seu segmento em toda a Europa, atingindo a paridade de preços com o seu equivalente a combustão interna em muitos mercados”, sublinhou o CEO da Škoda Auto, Klaus Zellmer.
O Elroq, cujo nome vem da combinação dos termos ‘Electric’ e ‘Karoq’, estará disponível com três baterias distintas: 50, 60, 85. O Elroq 50, com tração traseira, 170cv de potência e uma capacidade bruta da bateria de 55 kWh (52 kWh úteis), é o modelo de entrada, oferecendo uma autonomia superior a 370 km.
Leia ainda: Citroën ë-C3, o carro elétrico ‘acessível’
O Elroq 60 também possui tração traseira, com uma capacidade da bateria de 63 kWh (59 kWh úteis), potência de 204cv e uma autonomia superior a 400 km.
A bateria mais potente, de 82 kWh (77 kWh úteis), estará disponível em duas variantes . No Elroq 85, esta bateria é combinada com um motor traseiro de 286cv que entrega um binário máximo de 545 Nm às rodas traseiras.
Leia ainda: Skoda testa avisos para a aproximação de comboios
A versão Elroq 85x inclui um motor elétrico adicional no eixo dianteiro, proporcionando tração integral de série. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h. O Elroq 85 oferece 299cv de potência destaca-se também por oferecer uma das maiores autonomias no segmento, com mais de 560 km em ciclo WLTP.
As capacidades de carregamento de até 175 kW em estações de carregamento rápido DC permitem que a bateria de 82 kWh do Elroq 85x e do Elroq 85 com tração traseira recarreguem de 10 a 80% em 28 minutos. As baterias menores dos modelos Elroq 50 e Elroq 60 com tração traseira podem ser carregadas ainda mais rápido, em 25 minutos ou menos.