O aumento de preços dos combustíveis tem levado a uma maior procura por veículos eletrificados, incluindo entre os usados, representando já 10 por cento das pesquisas nos usados.
Atualmente, percorrer 100 km num veículo elétrico (que em rede pública fica a 7,10 euros) pode ficar até seis vezes mais económico do que um carro a gasolina (12,21 euros) e gasóleo (9,34 euros), se o carregamento for realizado em casa através de uma tarifa bi-horária (2,03 euros).
As contas foram feitas pelo Standvirtual, que refere que, nos últimos 18 meses, a procura por veículos eletrificados usados cresceu de 5% para 10%. Por outro lado, a procura por automóveis a gasóleo caiu de 71% para 63%.
“Apesar de todas as condicionantes que parecem afetar a procura no mercado dos automóveis usados, é possível observar uma gradual predisposição dos consumidores para adquirirem veículos eletrificados”, comentou Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
Renault ZOE, Nissan Leaf, BMW i e Tesla Model 3 e Model S são os elétricos usados mais procurados no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao período homólogo.
No que diz respeito aos Híbridos a Gasolina usados, o BMW Serie 1, Porsche Panamera, Porsche Cayenne, BMW Serie 5 e Toyota C-HR lideram entre os modelos mais procurados.
Por outro lado, nos híbridos a Diesel usados a procura é encabeçada pelo Mercedes-Benz Classe E, Mercedes-Benz Classe C, Peugeot 508 RXH, Volvo V60 e Citroen DS5.