Um carro elétrico pode ficar 599 euros mais barato por mês que um a gasóleo

Apesar do aumento dos preços da energia, os custos dos elétricos são mais competitivos do que nunca

Apesar do aumento dos preços da energia, os custos dos elétricos são mais competitivos do que nunca

A LeasePlan publicou o Car Cost Index, um estudo anual que analisa, à lupa, o custo de ter e de manter um automóvel, onde Portugal surge como o país (entre 22 os países analisados) é aquele onde um veículo elétrico médio familiar mais compensa face às alternativas a gasolina, gasóleo ou híbrido plug-in.

Segundo a empresa holandesa que opera na área do financiamento e gestão de frotas, os veículos elétricos, em quase todos os segmentos e países europeus, “estão agora ao mesmo preço, ou mais competitivos, do que os automóveis a gasolina ou a diesel, apesar do aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade”.

O estudo revela que o custo médio mensal de utilização de um veículo varia muito na Europa, desde 905 euros por mês na Grécia até aos 1.313 euros na Suíça.  Neste ponto, Portugal aparece em quarto lugar (num universo de 22 países) no ranking dos mais dispendiosos. Ser dono e usar um carro em Portugal custa, em média, 1.160 euros/mês. Mais caro só mesmo na Suíça, na Noruega e nos Países Baixos.

Sobre os elétricos, o custo total de propriedade de um automóvel familiar médio elétrico é 35% mais baixo do que a média das alternativas a combustão e plug-in, indicando mesmo que um carro elétrico familiar médio representa um custo mensal de 898 euros, abaixo do custo da opção híbrido plug-in (1.289 euros), da opção a diesel (1.364 euros) e da opção a gasolina (1.466 euros).

Na categoria de familiar médio, a LeasePlan usou como referência automóveis como o Volkswagen Passat, o Peugeot 508 e o Opel Insignia. Nos veículos elétricos usou, por exemplo, o MG 5, o Kia EV6 e o Ioniq 5.

Em relação aos custos de combustível ou abastecimento, os custos de energia representam 15% do custo total de propriedade de um veículo elétrico, enquanto para os condutores a gasolina e diesel o valor é de 23% e 28% respetivamente

Num automóvel elétrico, além dos 15% de custo de abastecimento, os seguros pesam 10%, a manutenção 11% e os juros 13%. A depreciação ou perda de valor do carro (50%) representa a fatia de leão dos custos.

Elétricos custam menos 44 a 599 euros em Portugal

Ao detalhe sobre o mercado português, no caso dos utilitários, o custo mensal da propriedade de um elétrico é de 735 euros. Esta opção representa uma poupança mensal de 134 euros face à opção pelo gasóleo e 44 euros face à opção pela gasolina. O estudo utilizou para exemplo modelos como o Volkswagen Polo, o Peugeot 208 e o Opel Corsa (com motor a combustão) e o Opel Corsa-e, o Renault Zoe e o Peugeot e208 (no caso dos elétricos).

A diferença aumenta quando se olha para os familiares premium, onde escolher um elétrico pode custar 1.051 euros mensais, um valor 599 euros mais barato do que a opção pelo diesel que custa 1.650 euros. Aqui, o estudo considerou carros como o Audi A4, o Mercedes-Benz Classe-C, o BMW Serie 3 e, nos elétricos, o Model 3, o Polestar 2, o BMW i4 e o Tesla Model Y.