A Toyota deu a conhecer o seu segundo modelo elétrico, um SUV compacto que recupera o nome Urban Cruiser e foi desenvolvido a partir do Yaris Cross. Tem lançamento previsto para meados de 2025.
O objetivo deste modelo é reforçar a oferta elétrica da marca japonesa, até aqui limitada ao bZ4X. Até 2026, a Toyota terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.
Com 4285 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1640 mm de altura, este SUV compacto elétrico é ligeiramente maior que o Yaris Cross. O painel de instrumentos integra o painel digital de 10,25 polegadas do condutor e o ecrã multimédia de 10,1 polegadas numa única unidade.
Leia ainda: Toyota corta nos preços do elétrico bZ4X
Estará disponível com duas opções de bateria e a opção de tração dianteira ou integral. As versões de acesso contarão com uma bateria de 49 kWh de capacidade, proporcionando uma potência de 144cv, enquanto uma bateria de 61 kWh de capacidade vai permitir ao motor elétrico oferecer 174cv.
Em determinados mercados Europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral. Nesta versão, a bateria de 61 kWh de capacidade debita 184cv.
Todas as versões estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.
Os preços ainda não são conhecidos, mas esperam-se valores de entrada abaixo dos 30 mil euros, na linha dos seus concorrentes, caso do Opel Mokka, Citroen e-C3 Aircross ou Peugeot e-2008, por exemplo.