A Toyota continua a sua aposta nos veículos a hidrogénio e acaba de apresentar um protótipo da Toyota Hilux equipada com pilha de combustível a hidrogénio. Uma estreia que pretende ser mais uma demonstração do âmbito alargado da estratégia multi-tecnológica da Toyota para alcançar uma mobilidade livre de carbono.
A inovadora pick-up foi revelada na fábrica de veículos da Toyota Manufacturing UK em Derby, Inglaterra, onde foi desenvolvida num projeto conjunto com parceiros de consórcio, apoiado por financiamento do Governo do Reino Unido.
O nome Hilux é um ícone global da marca Toyota, com reputação de confiabilidade e durabilidade excepcionais. O projeto de desenvolvimento explorou como essas qualidades poderiam ser mantidas através da adoção de um novo sistema de propulsão elétrica com célula de combustível com emissão zero.
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A novo motor utiliza elementos centrais do elétrico a hidrogénio que já faz parte da gama Toyota – o Mirai com pilha de combustível. O hidrogénio é armazenado em três tanques de combustível de alta pressão, dando ao protótipo Hilux uma autonomia esperada de mais de 600 km – significativamente mais do que poderia ser alcançado com um sistema elétrico de bateria.
A bateria híbrida, que armazena a eletricidade produzida a bordo pela pilha de combustível, está posicionada no compartimento de carga traseiro, mantendo o espaço no habitáculo.
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O projeto será alvo de uma avaliação completa nos próximos meses, antes de uma decisão sobre um potencial modelo de produção a ser introduzido na segunda metade desta década.