Tesla vigia clientes

Imagens de clientes circulam entre os funcionários

Imagens de clientes circulam entre os funcionários

A agência Reuters decidiu ouvir diversos ex-funcionários do grupo Tesla que acusam a construtora de vigiar os seus clientes. 

As entrevistas realizadas por jornalistas da agência, a alguns ex-funcionários, relatam a partilha de diversos vídeos privados dos clientes da Tesla, entre os funcionários por meio de um sistema de troca de mensagens.

Entre os vídeos partilhados, existem momentos privados dos clientes e até alguns acidentes protagonizados por estes, nesse período. 

Depois destes relatos, a Tesla Inc garante aos seus clientes que as câmaras instaladas nos veículos são usadas para a sua segurança e comodidade. Acrescenta ainda que, no “Aviso de Privacidade do Cliente” afirma que as imagens recolhidas não estão vinculadas com os dados dos clientes. 

Contudo, os mesmos funcionários afirmam que o programa que usavam até então na empresa, permitia saber a localização das imagens e até a morada dos clientes. 

Apesar de a Agência Reuters ter contactado mais de 300 ex-funcionários, apenas cerca de uma dúzia consentiu em partilhar os seus relatos desses momentos. Apesar dos diferentes relatos, a agência não conseguiu observar nenhum dos vídeos mencionados, pois os ex-funcionários afirmam não terem ficado com arquivo dos mesmos. 

A Tesla Inc afirma que as imagens são ainda usadas, segundo autorização dos seus clientes,  para rotulagem de imagens e treino da inteligência artificial que a empresa está a desenvolver constantemente. 

A empresa garante que os clientes têm sempre de dar autorização para a recolha de imagens e que, por isso, não violam a privacidade dos seus clientes.