Tesla quer reduzir preço dos carros para metade. Saiba como

Um dos segredos é o processo de produção, com veículos montados por 'macropeças'

Um dos segredos é o processo de produção, com veículos montados por 'macropeças'

O Tesla Investor Day, realizado ontem na gigafábrica em Austin (Texas, Estados Unidos), era aguardado com enorme interesse e expectativa. E de certa forma acabou por ser, embora nenhum anúncio tenha sido feito sobre novos modelos.

A principal surpresa do chamado Master Plan 3 foi o anúncio de que a marca de Elon Musk pretende reduzir os custos de produção dos seus futuros carros em até 50% em relação ao que custa fabricar o Model 3 e o Model Y, o que significaria que um Tesla poderá vir ser adquirido por preços entre 25.000 e 30.000 dólares (entre 23.500 e 28.200 euros, aproximadamente).

Para o conseguir, uma das chaves é o desenvolvimento de um motor síncrono de ímanes permanentes cujo custo de produção poderá rondar os 1.000 euros e cuja produção seria muito mais ecológica do que os atuais, uma vez que dispensaria o neodímio (considerado como ‘terras raras ‘) e utilizaria 75% menos carboneto de silício.

A isso junta-se uma revolução no processo de produção, com veículos montados por ‘macropeças’. Assim, teriam uma plataforma modular, uma infinidade de elementos comuns entre os modelos da marca e evidenciariam um esforço adicional por parte dos seus criadores para serem mais simples e leves em cada um dos componentes.

A ideia é pensar um modelo não como um único objeto, mas como um conjunto de várias peças que podem ser construídas individualmente e depois montadas.

Nova fábrica no México

A meta é que a Tesla multiplique as vendas e chegue a 20 milhões de carros vendidos até 2030. Para isso, outro dos pilares deste Master Plan 3 é importante, que é a criação de uma nova fábrica em Nuevo León (México) que se junta às de Fremont, Austin e Nevada (Estados Unidos), Xangai (China) e Berlim (Alemanha).

O que ficou de fora do evento foram novidades sobre futuros modelos. Aliás, esperava-se que Elon Musk adiantasse detalhes sobre o Model 2, o mais compacto (e mais barato) Tesla.