A Adamastor estima produzir 60 unidades da versão estrada do primeiro supercarro português, o Furia, que foi apresentado na Alfândega do Porto e que pode superar os 300 quilómetros por hora. As primeiras entregas estão previstas para 2025.
O Furia resulta de um investimento de 17 milhões de euros, a executar completamente até ao final deste ano, que será produzido em Perafita, concelho de Matosinhos, num espaço com uma área de 2.225 metros quadrados, com potencial de expansão para cinco mil.
“O plano de negócios da Adamastor prevê entregar já em 2025 dois carros de estrada e outros dois em versão de competição, embora a capacidade instalada prevista pela Adamastor seja de 25 automóveis por ano, a qual estimamos implementar já em 2026. Isto para além do fornecimento de peças de reposição e substituição. A Adamastor vai sempre produzir séries limitadas a 60 unidades dos seus modelos”, afirma Ricardo Quintas, um dos fundadores e CEO da Adamastor.
Numa primeira fase, “por questões relacionadas com a homologação”, a Adamastor pretende instalar-se no mercado europeu e nos Emirados Árabes Unidos. “Posteriormente, o objetivo é, obviamente, expandir para o mercado dos Estados Unidos, América do Sul, Oceânia e Ásia”, explica o empresário.
E qual o tipo de cliente para o Furia? “Identificámos três tipos de cliente: Desde logo, o colecionador de automóveis exclusivos, um cliente que aprecia o automóvel como uma máquina que, tal como uma obra de arte, irá, eventualmente, valorizar. Não só em termos de valor financeiro propriamente dito, dado tratar-se de uma edição muito limitada, mas, também, valorizar a sua coleção privada”, sublinhou.
“Por outro lado, existe também o cliente que é amante da alta performance, do segmento exclusivo dos supercarros e que pretende usufruir de uma máquina que é, no fundo, um Fórmula 1 com carroçaria e matrículas, e, ainda, o condutor que, pontualmente, quer usar o seu supercarro em pista, por exemplo, participando em ‘track days’”, acrescenta o empresário.
Em relação a concorrentes da Adamastor, Quintas revela que, de acordo com um estudo de mercado feito pela empresa, a sua concorrência está “bem identificada, desde logo a Aston Martin e o seu Valkyrie, mas também marcas como a Pagani, a Koenigsegg, a Rimac, sem esquecer outras como a Mercedes-Benz, Audi, Porsche e Ferrari na categoria dos supercarros”.
O plano de negócios da Adamastor prevê entregar já em 2025 dois carros de estrada e outros dois em versão de competição, embora a capacidade instalada prevista pela Adamastor seja dos já referidos 25 automóveis/ano, a qual estimamos implementar já em 2026. Isto para além do fornecimento de peças de reposição e substituição. A Adamastor vai sempre produzir séries limitadas a 60 unidades dos seus modelos.
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O motor escolhido para alimentar o Furia é de origem Ford, nomeadamente um V6 biturbo de 3.5 litros capaz de debitar mais de 650 cavalos e superar os 300 km/h na versão de estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h prevista fica abaixo dos 3,5 segundos.
O Furia tem um preço de 1,6 milhões de euros, antes de impostos, atirando o valor final para lá dos dois milhões de euros.
Ficha técnica do Adamastor Furia
Chassis: Fibra de carbono
Dimensões exteriores
Comprimento: 4.560 mm
Largura: 2.212 mm
Altura: 1.098 mm
Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)
Largura de vias
Dianteira: 1.755 mm
Traseira: 1.705 mm
Distância entre eixos: 2.800 mm
Suspensão
Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor
Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll sOffness, bump sOffness
Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance
Cilindrada: 3.5 litros
Potência máxima: + 650 cavalos
Binário máximo: + 571 Nm
Combustível: Gasolina; compatível com combustíveis sintéticos
Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada
Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos
Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos
Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h – 1.000 kg
Travões
Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás.
Variação da força de travagem disponível na versão Race.
Produção prevista: Série limitada de 60 unidades
Preço da versão de estrada (road legal): Estimado em 1,6 milhões de euros + impostos