Terminou a espera. A Lamborghini desvendou o Huracán Sterrato, o primeiro superdesportivo concebido para oferecer o máximo prazer de condução, mesmo fora do asfalto, em pisos soltos ou de terra. É também o último modelo de produção alimentado por um motor “simples a gasolina”, sem qualquer eletrificação. A produção está limitada a 1.499 unidades.
“Fiéis aos nossos valores, enquanto marca visionária, arrojada e não convencional, com Sterrato inauguramos novos territórios em termos de sensações de condução”, comentou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini.
O Huracán Sterrato utiliza uma versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), com calibrações específicas para os modos STRADA e SPORT, e transporta, pela primeira vez, para a gama Huracán o modo RALLY, desenvolvido para condições de baixa aderência.
“Com o conceito de todo-o-terreno de altíssimas prestações do Sterrato, combinámos, de forma única, a experiência de condução de um autêntico superdesportivo com a diversión de conduzir um automóvel de ralis”, explica Rouven Mohr, Diretor Técnico da Lamborghini. “Os automóveis da Lamborghini são sempre emocionantes: o Sterrato oferece um novo nível de sensações de condução”.
O exterior expressa a vocação para o fora de estrada. A altura ao solo foi incrementada 44 mm por comparação com o Huracán EVO, para garantir um maior curso da suspensão, tal como foi aumentada a largura das vias dianteira (+30 mm) e traseira (+34 mm). Adicionalmente, para além proteger a carroçaria, a proteção inferior dianteira em alumínio, as longarinas reforçadas, o difusor traseiro e os robustos guarda-lamas acentuam a sua musculatura.
A clássica tomada de ar no capô traseiro não só incrementa o espírito desportivo do modelo, como também ajuda a fornecer ar limpo ao motor quando se conduz em pistas com pó.
O motor V10 de 5,2 litros debita uma potência máxima de 610 cv e com 560 Nm de binário máximo (às 6500 rpm). Combinado com uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades, e com um sistema de tração integral controlado eletronicamente, com diferencial traseiro autoblocante mecânico, acelera dos 0-100 km/h em 3,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 260 km/h.
Monta jantes de 19″, exclusivamente revestidas por pneus Bridgestone Dueler AT002 especificamente desenvolvidos para este modelo. As medidas instaladas são 235/40 R19 na frente, e 285/40 R19 atrás, em ambos os casos incluindo tecnologia Run-flat.
O interior, caraterizado pelos exclusivos revestimentos Alcantara Verde Sterrato, reflete a filosofia “feel like a pilot (sinta-se como um piloto). O ecrã táctil possui novos gráficos e funcionalidades especialmente desenvolvidas para a condução off-road; em termos de instrumentação, pela primeira vez, existe um inclinómetro digital, com indicador de inclinação e rolamento, uma bússola, um indicador de coordenadas geográficas e um indicador do ângulo de direção.
Novo Toyota Land Cruiser regressa às origens