A Stellantis investiu mais de 100 milhões de dólares para promover o desenvolvimento do projeto geotérmico de lítio na Califórnia e incentivar a descarbonização das cadeias de abastecimento de veículos elétricos a bateria.
O novo acordo da Stellantis com a Controlled Thermal Resources Holdings Inc. (CTR) inclui o aumento do fornecimento inicial de hidróxido de lítio para baterias – de 25.000 para 65.000 toneladas métricas por ano, a partir de 2027 –, sendo expetável que a capacidade total de recursos possa atingir até 300.000 toneladas métricas de carbonato de lítio equivalente por ano.
Leia ainda: Stellantis desenvolve novo modelo de distribuição
O processo de produção integrado da CTR (Controlled Thermal Resources) utiliza um projeto de engenharia modular para um aumento de escala eficiente, minimizando os impactos ambientais e as emissões de carbono.
“A base da nossa iniciativa de descarbonização líder na indústria inclui a produção de baixas emissões e o fornecimento sustentável como pilares da produção dos nossos veículos elétricos”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “O mais recente acordo com a CTR é um passo importante no nosso compromisso com os nossos clientes e o planeta, à medida que trabalhamos para fornecer mobilidade limpa, segura e acessível na América do Norte.”
O projeto apoiará a ofensiva de produtos da Stellantis nos EUA e o plano Dare Forward 2030 que visa o lançamento de mais de 25 veículos elétricos a bateria (BEV) novos e 50% de vendas de BEV até 2030.