Stellantis faz acordo para ter baterias a metade do preço

Novas baterias prometem um aumento da autonomia, uma melhor manobrabilidade e tempos de recarga reduzidos até 50%

A Stellantis e a Zeta Energy anunciaram um acordo para desenvolver baterias revolucionárias de lítio-enxofre para veículos elétricos. Estas baterias, mais leves do que as baterias atuais, oferecem uma densidade de energia comparável à das baterias de iões de lítio, prometendo um aumento da autonomia, uma melhor manobrabilidade e tempos de recarga reduzidos até 50%.

Esta tecnologia, cuja produção é menos dispendiosa, poderá reduzir para metade o preço das baterias atuais, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 graças à utilização de materiais reciclados, como o metano e o enxofre não refinado.

“A nossa colaboração com a Zeta Energy é mais um passo para avançar na nossa estratégia de eletrificação, à medida que trabalhamos para disponibilizar veículos limpos, seguros e acessíveis”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Tecnologias inovadoras de baterias, como o lítio-enxofre, podem apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade carbónica até 2038, ao mesmo tempo que garantem que os nossos clientes desfrutam dos melhores níveis de autonomia, desempenho e custos de aquisição.”

Leia ainda: Stellantis doa 225 mil euros a quatro corporações de bombeiros de Viseu

“É com grande entusiasmo que avançamos neste projeto com a Stellantis”, afirmou Tom Pilette, CEO da Zeta Energy. “A combinação da tecnologia de baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy com a experiência inigualável da Stellantis em inovação, produção e distribuição global pode melhorar drasticamente o desempenho e o perfil de custos dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que aumenta a resiliência da cadeia de fornecimento de baterias e VE.”

A colaboração inclui o desenvolvimento de pré-produção e o planeamento da futura produção. Após a conclusão do projeto, as baterias deverão equipar os veículos elétricos Stellantis em 2030.

Exit mobile version