As novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos juntam à última evolução de veículos o primeiro automóvel de sempre, o Benz Patent Motorwagen. Esta viatura é uma réplica – que pode circular – do primeiro veículo com motor de combustão com licença para circular na via pública. O Benz Patent Motorwagen foi patenteado a 29 de janeiro de 1886 por Carl Benz e é considerado o primeiro automóvel do mundo.
“A presença do Benz Patent Motorwagen no nosso showroom permite-nos juntar no mesmo espaço os veículos mais tecnológicos da atualidade àquele que é considerado o primeiro automóvel do mundo. Tudo isto nas nossas novas instalações, que são, também estas, um exemplo da modernidade dos novos dealer standards da Mercedes-Benz. Convidamos todos a conhecerem esta réplica funcional do Patent Motorwagen na Sociedade Comercial C. Santos”, afirma o chefe de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos, Rui Santos da Cunha.
Inovações técnicas ainda hoje utilizadas
A patente – número 37435 – é considerada como a certidão de nascimento do automóvel. Carl Benz projetou o veículo como um triciclo porque não estava satisfeito com os sistemas de direção disponíveis na altura para viaturas de quatro rodas. O motor de 954 cc monocilíndrico de quatro tempos tinha menos de 1 cv de potência (0,75 cv, mais concretamente) e a velocidade máxima era de apenas 16 km/h, mas foi o arranque de mais 136 anos de história automóvel.
O Benz Patent Motor Car foi conduzido pela primeira vez em público no dia 3 de julho de 1886, na Ringstrasse, em Mannheim. Ao contrário dos seus concorrentes, Benz buscou uma abordagem integrada no desenvolvimento do Patent Motorwagen: o motor, o chassis e os componentes da transmissão foram ajustados entre si para formarem uma única unidade.
O motor, com um peso de cerca de 100 kg, era muito leve para os padrões da época. O motor monocilíndrico era simples, mas tinha todos os detalhes essenciais ainda hoje encontrados na maioria dos motores de combustão interna: cambota com contrapesos, ignição elétrica e refrigeração a água. Outras características incluíam cilindro com cárter aberto, válvula de admissão controlada por uma biela excêntrica e válvula reguladora acionada por um disco de excêntricos, entre outras inovações.
O carburador de superfície desenvolvido por Carl Benz, contendo um abastecimento de 4,5 litros de gasolina, servia para a preparação da mistura. Para percorrer uma distância de 100 km, o Patent Motorwagen precisava de cerca de 10 litros de gasolina.
O chassis do Patent Motor Car era feito de tubo de aço dobrado e soldado. O veículo tinha tração traseira e a direção era ativada através da roda dianteira. Transmissão com mais do que uma velocidade, travão de pé (era acionado com uma alavanca manual) e marcha-atrás ainda não faziam parte do “equipamento” de série do modelo.
Primeira viagem foi símbolo de igualdade de género
A primeira grande viagem do Patent Motorwagen aconteceu em 1888 e foi um símbolo da igualdade de género e da emancipação feminina. Em agosto desse ano, Bertha Benz (mulher de Carl Benz) e os seus dois filhos Eugen (15) e Richard (14) embarcaram na primeira viagem automóvel de longa distância da história. O trajeto a incluiu alguns desvios e levou os viajantes de Mannheim a Pforzheim (cidade natal de Bertha).
Com esta viagem de 180 km (ida e volta), Bertha Benz validou o conceito do automóvel. Em 2019, a Mercedes-Benz divulgou um vídeo em que homenageia a viagem protagonizada por Bertha Benz.
Benz Patent Motorwagen – características técnicas
– Número de cilindros: 1
– Cilindrada: 58 polegadas cubicas (954 centímetros cúbicos)
– Potência (a 400 rpm): 0,75 cv (0,55 kW)
– Velocidade máxima: 10 milhas por hora (16 km/h)