Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus MotoGP™

Novo sistema entra em vigor já em Silverstone

Novo sistema entra em vigor já em Silverstone

Depois de uma solicitação por parte do Diretor Técnico da MotoGP, os comissários da FIM aceitaram que o novo Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus MotoGP™, entre em vigor já em Silverstone. O sistema será aplicado tanto na Sprint, como na corrida oficial do Grande Prémio do Reino Unido.

Sempre que existe lugar a uma infração técnica, os pilotos sofrem uma desqualificação da sessão ou corrida em que se encontram. Contudo, no início da implementação deste novo sistema de monitorização, os pilotos vão sofrer penalizações graduais, enquanto que as equipas se adaptam a esta nova exigência, que está a ser aplicada a meio da temporada.

Para garantir que as penalizações se apliquem à corrida onde a pressão dos pneus não cumpre a pressão exigida, estas serão penalizações de tempo atribuídas no final da corrida.

A escala de penalizações é gradual e atribuída da seguinte forma:
· 1ª infração: Advertência
· 2ª infração: penalidade de 3 segundos
· 3ª infração: penalidade de 6 segundos
· 4ª infração: penalidade de 12 segundos

Após o período de adaptação deste novo sistema, a penalização deixa de ser a acima referida e é implementada a penalização habitual perante uma infração técnica, a desqualificação.

Em que consiste este novo sistema de monitorização da pressão dos pneus?
Este novo sistema de monitorização pretende verificar que todas as motos em pista cumprem com a pressão estabelecida pelo Fornecedor Oficial de Pneus do MotoGP™, Michelin.
Até agora cada equipa utilizava os seus próprios sensores que podiam ser de qualquer outra marca, que não a dos pneus utilizados.

O sistema definido com as equipas é que os pneus devem estar acima de determinada pressão, durante uma percentagem mínima de voltas de uma corrida. A pressão varia do pneu dianteiro para o pneu traseiro e pode ser ainda alterada consonante o circuito da corrida.

Os sensores devem ainda ser verificados antes e depois da corrida para garantir que estão devidamente ajustados.

O novo sistema de monitorização tem sido testado ao longo da temporada 2023 e, por isso, entrará agora em vigor a sua utilização. A fase de adaptação decorrerá por tempo indeterminado, ficando neste regime até ser anunciada a implantação definitiva.