Sistema de estacionamento, sem condutor e altamente automatizado, recolhe e devolve o veículo de forma totalmente independente.
A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante rumo à condução automatizada: a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) aprovou o sistema de estacionamento altamente automatizado criados por ambas as empresas para ser utilizado no parque de estacionamento P6 gerido pela APCOA no aeroporto de Estugarda.
Algo que faz com que seja a primeira função de estacionamento sem condutor e altamente automatizada (SAE Nível 4)1 do mundo oficialmente aprovada para utilização comercial.
Com o veículo e a infraestrutura a assumirem a condução e as manobras, os condutores podem desviar a sua atenção para outras coisas, ao invés de utilizarem o seu tempo para procurar um lugar de estacionamento e manobrar o veículo em parques de estacionamento apertados.
A ideia da Mercedes-Benz e Bosch é simples: o condutor entrar no parque de estacionamento, saiar do seu veículo e enviá-lo para um lugar de estacionamento reservado previamente com uma simples operação numa aplicação de smartphone – o serviço de estacionamento automatizado não necessita de condutor.
Ao mesmo tempo que abandona o local, o veículo conduz autonomamente para o lugar que lhe foi atribuído e estaciona. Mais tarde, o veículo regressa ao ponto de levantamento exatamente da mesma forma.
Este processo baseia-se na interligação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as suas zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no veículo converte a informação recebida da infraestrutura em manobras de condução.
Desta forma, os veículos podem até percorrer rampas autonomamente para se movimentarem entre os pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e para completamente em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.
A aprovação que agora foi emitida tem uma aplicação mais ampla, permitindo a aplicação comercial para ser utilizado em veículos detidos por privados no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda.
A base jurídica para a aprovação é a lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com a SAE Nível 41 para veículos automóveis (BMDV – A Alemanha será o líder mundial na condução autónoma).
A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal das Infraestruturas Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV) e com a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis.
A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pelo Conselho Federal da Alemanha a 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios do código de estrada alemão que os veículos em conformidade com a norma SAE Nível 4 devem satisfazer.
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