Sete fabricantes juntaram-se para criar uma rede de carregamento de alta potência para veículos elétricos alternativa à da Tesla na América do Norte.
O BMW Group, a General Motors, a Honda, a Hyundai, a Kia, o Mercedes-Benz Group e a Stellantis vão criar uma joint-venture para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, tornando os carregamentos mais convenientes, acessíveis e fiáveis.
A joint-venture tem o objetivo de instalar pelo menos 30 mil pontos de carregamento, que estarão acessíveis a todos os veículos elétricos a bateria de qualquer fabricante de automóveis que utilizem o Combined Charging System (CCS) ou o North American Charging Standard (NACS) e deverão cumprir ou exceder o espírito e os requisitos do programa da U.S. National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI).
A joint venture tem por objetivo tornar-se a principal rede de postos de carregamento fiáveis de alta potência na América do Norte.
Prevê-se igualmente que as primeiras estações sejam abertas nos Estados Unidos no verão de 2024 e no Canadá numa fase posterior. Cada local será equipado com vários carregadores de corrente contínua de alta potência, facilitando as viagens de longa distância para os clientes.
Os planos iniciais preveem a instalação de estações de carregamento nas áreas metropolitanas e ao longo das principais autoestradas, incluindo corredores de ligação e rotas de férias, com o objetivo de oferecer uma estação de carregamento onde quer que as pessoas possam escolher para viver, trabalhar e viajar.
“A América do Norte é um dos mercados automóveis mais importantes do mundo – com potencial para ser um líder em mobilidade elétrica. A acessibilidade ao carregamento rápido é um dos elementos-chave para acelerar esta transição. Por isso, sete fabricantes de automóveis estão a formar esta ‘joint venture’ com o objetivo de criar uma experiência de carregamento positiva para os utilizadores de veículos elétricos. O BMW Group orgulha-se de estar entre os fundadores”, Oliver Zipse, CEO do BMW Group.
“A luta contra as alterações climáticas é o maior desafio do nosso tempo. O que precisamos agora é de velocidade através das fronteiras políticas, sociais e empresariais. Para acelerar a mudança para veículos elétricos, somos a favor de tudo o que facilite a vida dos nossos clientes. O carregamento é uma parte inseparável da experiência dos veículos elétricos e esta rede será mais um passo para o tornar o mais conveniente possível”, Ola Källenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz.
“Acreditamos que uma rede de carregamento em escala é vital para proteger a liberdade de mobilidade para todos, especialmente à medida que trabalhamos para alcançar o nosso ambicioso plano de neutralidade de carbono. Uma rede de carregamento forte deve estar disponível para todos – nas mesmas condições – e ser construída em conjunto, com um espírito de ganho mútuo. Quero agradecer a todos os colegas envolvidos, pois este é um exemplo marcante da nossa inteligência coletiva para ouvir e servir os nossos clientes”, Carlos Tavares, CEO da Stellantis.