O piloto português Rodrigo Seabra será, este ano, o primeiro piloto a nível europeu a participar num campeonato de Fórmulas (monolugares) com apenas 12 anos, quando a idade mínima é de 14.
O jovem piloto, natural da Maia, vai, em 2023, disputar o campeonato Formula Aquila 1000, na Suécia, para o qual teve de tirar uma licença especial para monolugares, concedida a pilotos com pelo menos 14 anos de idade.
Seabra sagrou-se em 2022, então com 11 anos, Rookie (estreante) do Ano no campeonato alemão de OK Junior em karting (DKM Deutsch Kart Masters), onde defrontou pilotos entre os 12 e os 15 anos, tendo terminado na quinta posição da geral. Foi, ainda, quarto no ADAC Kart Masters, também na Alemanha.
Foi também selecionado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) para representar Portugal nos FIA Motorsport Games, em França, onde foi o porta-estandarte português na cerimónia de abertura.
Para disputar o campeonato Formula Aquila 1000, Rodrigo Seabra submeteu-se a intensos testes práticos e teóricos, bem como a avaliações físicas e psicológicas realizadas na Suécia, tendo ingressado na Aquila Driver Academy, através da Federação Automóvel da Suécia (Swedish Automobile Sports Federation).
O objetivo do piloto português é lutar por um dos primeiros lugares, tendo em vista o sonho de chegar à Fórmula 1. “Não basta participar, é preciso evoluir gradualmente e mostrar capacidade, dar o meu melhor, ter bons resultados e ficar no mínimo entre os 10 ou cinco melhores”, disse o piloto maiato.
Rodrigo Seabra admite que os bons resultados são fundamentais para manter “reais esperanças de um dia ingressar ao mais alto nível, na Fórmula 1”. “Mesmo para um português, quero pensar que pode ser possível”, frisou.
Para já, impressionou os responsáveis suecos e Dan Suenson, responsável máximo do construtor Aquila, mostra-se entusiasmado com os dotes do português. “Será um enorme privilégio ter alguém tão novo e com tanto talento no Aquila Driver Academy. O Rodrigo é um jovem com quem qualquer equipa gostaria de trabalhar, muito responsável e com grande foco no que está a fazer”, descreveu.
O mesmo responsável considera ainda que Rodrigo Seabra “aprende muito depressa”. “Foi unânime este convite após ter tido resultados impressionantes nos testes”, acrescentou.
O campeonato arranca a 07 de maio com a primeira de 24 corridas, com uma grelha composta por 25 carros. “Em termos de condução há uma enorme diferença para o karting, só por ser um carro. A aerodinâmica, a forma de conduzir, a caixa de velocidades e mudanças, o peso e a massa do carro ao curvar e a travar… estou superentusiasmado”, frisou Rodrigo Seabra, considerando que “o que não muda nada é a abordagem às corridas”, prometendo manter-se “focado” em dar o seu melhor.
Deixe um comentário