A Renault apresentou um novo motor elétrico, denominado E7A, está ainda em fase de protótipo e deverá ser lançado, comercialmente, em 2027. Este novo motor foi desenvolvido em conjunto com a Valeo e caracteriza-se por ser mais potente e eficiente que os utilizados atualmente. Além disso, dispensa terras raras e ímanes.
O E7A possui uma arquitetura “tudo em um”, sendo 30% mais compacto, apesar de oferecer potência equivalente à dos motores equipados no Megane E-Tech e Scenic E-Tech.
Comparado à tecnologia de ímã permanente, o uso de um rotor enrolado permite maior desempenho. Por outro lado, dispensa a utilização de terras raras e ímanes. Outro ponto interessante é que funcionará em 800 volts (em lugar dos atuais 400 volts).
Ao utilizar um rotor bobinado em vez de ímanes permanentes, a Renault melhora o rendimento do motor, assegura a sua cadeia de abastecimento e evita a dependência de países produtores de terras raras e ímanes.
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Este motor de terceira geração também vai ajudar a reduzir os tempos de carregamento da bateria, uma vez que o sistema vai ser construído para 800 volts em vez de 400 volts, o padrão atual. E o estator da Valeo vai aumentar a potência e a eficiência. O novo motor E7A, por conseguinte, pode debitar uma potência de até 200 kW (272cv).
Além disso, o motor E7A utiliza a tecnologia hairpin (tipo gancho de cabelo em vez dos fios enrolados) para montar os fios de cobre, uma especialidade da Valeo desde 2010.
A produção em larga escala deverá começar no final de 2027 na fábrica do Grupo Renault em Cléon, norte da França.