Renault Portugal lança troféu Clio Trophy

Renault Portugal está de regresso ao automobilismo nacional

A Renault Portugal está de regresso ao automobilismo nacional, com a organização de um competitivo e acessível troféu de ralis para 2024: o Clio Trophy Portugal.

A competição será disputada em pisos de asfalto e de terra, e destina-se aos muitos jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis e que vai ter como base o modelo Clio desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5.

Os Clio Trophy utilizam o conhecido motor 1.3 TCe comum a tantos modelos da gama Renault e Dacia, como o Clio, Captur, Arkana ou Duster, reparado de acordo com os regulamentos técnicos Rally5, debitando 180 cavalos, para além de 300 Nm de binário, às 6.500 rpm. A tração é feita às rodas dianteiras.

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Uma proposta para um carro competitivo, fiável e… com um preço acessível. Os valores anunciados pela Renault são de 48.500 euros na versão de asfalto e 52.000 euros com o kit de terra. E os custos em competição situam-se entre os 12 a 15 euros o quilómetro, enquanto os de um R4 variam entre os 20 e os 25 euros e os de um R3 entre os 30 e os 35 euros por quilómetro.

A Renault Portugal é o promotor do Clio Trophy Portugal, enquanto a Driveland Events, tem a responsabilidade da organização desportiva e de logística da iniciativa. A estrutura espanhola é, desde 2019, a promotora e distribuidora da Alpine Racing, para o Renault Group, em Espanha e Portugal.

CLIO RALLY 5: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Chassis: Renault Clio R.S. Line, com arco de segurança integrado

Eixo dianteiro: Pseudo Mc Pherson

Eixo traseiro: em H

Suspensão: Amortecedores Bos não reguláveis

Dimensões e peso

Comprimento / Largura / Altura: 4050 / 1988 / 1400mm

Distância entre eixos: 2579 mm

Via Dianteira/Traseira: 1550 / 1490mm

Depósito de combustível: FT3 homologado FIA

Peso em vazio: 1 080 Kg (homologação FIA)

Motor

Tipo: Renault HR13 – 4 Cilindros 1330cc Turbo

Potencia máxima: 180 CV

Binário máximo: 300 Nm

Refrigeração: Derivada de serie

Alimentação: Injeção direta

Regime máximo: 6500 rpm

Eletrónica: ECU Life Racing

Gasolina: SP98

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