A Renault Portugal está de regresso ao automobilismo nacional, com a organização de um competitivo e acessível troféu de ralis para 2024: o Clio Trophy Portugal.
A competição será disputada em pisos de asfalto e de terra, e destina-se aos muitos jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis e que vai ter como base o modelo Clio desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5.
Os Clio Trophy utilizam o conhecido motor 1.3 TCe comum a tantos modelos da gama Renault e Dacia, como o Clio, Captur, Arkana ou Duster, reparado de acordo com os regulamentos técnicos Rally5, debitando 180 cavalos, para além de 300 Nm de binário, às 6.500 rpm. A tração é feita às rodas dianteiras.
Leia ainda: Renault revela motor elétrico de nova geração, livre de terras raras
Uma proposta para um carro competitivo, fiável e… com um preço acessível. Os valores anunciados pela Renault são de 48.500 euros na versão de asfalto e 52.000 euros com o kit de terra. E os custos em competição situam-se entre os 12 a 15 euros o quilómetro, enquanto os de um R4 variam entre os 20 e os 25 euros e os de um R3 entre os 30 e os 35 euros por quilómetro.
A Renault Portugal é o promotor do Clio Trophy Portugal, enquanto a Driveland Events, tem a responsabilidade da organização desportiva e de logística da iniciativa. A estrutura espanhola é, desde 2019, a promotora e distribuidora da Alpine Racing, para o Renault Group, em Espanha e Portugal.
CLIO RALLY 5: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Chassis: Renault Clio R.S. Line, com arco de segurança integrado
Eixo dianteiro: Pseudo Mc Pherson
Eixo traseiro: em H
Suspensão: Amortecedores Bos não reguláveis
Dimensões e peso
Comprimento / Largura / Altura: 4050 / 1988 / 1400mm
Distância entre eixos: 2579 mm
Via Dianteira/Traseira: 1550 / 1490mm
Depósito de combustível: FT3 homologado FIA
Peso em vazio: 1 080 Kg (homologação FIA)
Motor
Tipo: Renault HR13 – 4 Cilindros 1330cc Turbo
Potencia máxima: 180 CV
Binário máximo: 300 Nm
Refrigeração: Derivada de serie
Alimentação: Injeção direta
Regime máximo: 6500 rpm
Eletrónica: ECU Life Racing
Gasolina: SP98