A Renault não quer ficar para trás na luta pelos elétricos “acessíveis”. E a solução foi agora apresentada: o regresso do Twingo, com uma quarta geração, que chegará em 2026 com um preço abaixo dos 20.000 euros.
Segundo Luca de Meo, CEO da Renault, o próximo Twingo será uma interpretação “europeia” dos kei cars japoneses. Para o responsável da marca francesa, as marcas deveriam voltar a fabricar carros pequenos, já que são muito mais sustentáveis que os modelos grandes e pesados. “Não faz sentido usar um carro de 2,5 toneladas para transportar uma única pessoa na cidade”.
A Reanult tem como objetivo para o novo Twingo um consumo de apenas 10 kWh por 100 km, o melhor da classe. Tudo indica que a sua produção terá lugar em Novo Mesto (Eslovénia), onde a terceira geração do Twingo continuará a ser fabricada até 2024.
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Como pode ser visto nas imagens, o desenho será muito semelhante ao do Twingo original de 1993, nomeadamente na silhueta de pequeno monovolume e os alegres faróis “protuberantes”. Curiosamente, o corte traseiro lembra mais o modelo de segunda geração, lançado em 2007, embora as óticas traseiras circulares lembrem novamente a primeira geração.
Tal como o atual Twingo, apresenta uma carroçaria de cinco portas, com os puxadores traseiros embutidos, enquanto as dianteiras têm um puxador circular que remete diretamente para os anos 90.
As especificações técnicas ainda foram divulgadas. Apenas que terá um preço abaixo da barreira dos 20.000 euros, menos cinco mil euros que o “irmão mais velho”, o novo Renault 5, que custará cerca de 25.000 euros.