A Renault desvendou um dos modelos mais esperados do ano, o novo R5. O regresso do icónico compacto, agora em elétrico, está previsto para setembro de 2024, com preços na ordem dos 25 mil euros.
Cores vivas, faróis de aspeto atrevido, farolins traseiros verticais, apêndices esculpidos, tejadilho colorido, grelha de ventilação no capot e muito mais: o Renault 5 E-Tech elétrico traz muitas referências ao estilo ‘irrequieto’ do seu antecessor. “A ideia era dar uma nova roupagem aos pormenores que estão na memória das pessoas, em sintonia com o século XXI e com a transição elétrica”, refere a Renault.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Atualmente, é um indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se.
“Recorremos a pedaços de memória coletiva que traduzimos de forma muito contemporânea para criar o R5 de amanhã. Não queríamos que o Renault 5 E-Tech 100% elétrico fosse nostálgico ou vintage. Queríamos provocar emoções e criámos um automóvel vibrante, enérgico e POP”, referiu Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault & Ampere.
No interior, destaque para o ecrã tátil multimédia de 10″, com um design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre. O artista, compositor e autor, também desenvolveu as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. Tem uma bagageira com capacidade para 326 litros, um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg).
O Renault 5 E-Tech conta com uma bateria de 52 kWh que alimenta um motor elétrico que dispensa ímanes permanentes, não utilizando terras raras, reduzindo assim o seu impacto ambiental e estará disponível com três potências: 95, 120 e 150cv. Anuncia uma autonomia de até 400 km.
Leia ainda: Renault tira 5 mil euros ao preço do Mégane elétrico
Juntamente com os serviços conectados do Google, o novo R5 estreia o Reno, um avatar interativo que é também um companheiro de viagem inteligente e útil. Concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador (por exemplo: “Ei Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a autonomia?”), este sistema confere ao automóvel uma assinatura relacional plena de empatia.
O lançamento está previsto para setembro de 2024. Os preços ainda não são conhecidos, mas tudo aponta para valores algures pelos 25 mil euros.