Fazer uma viagem com um elétrico implica um planeamento prévio detalhado a vários níveis. Para além de planear o roteiro da viagem, tendo sempre em conta os postos de carregamento elétricos que se irá encontrar pelo caminho, é importante que se esteja também a par dos níveis de consumo dos veículos elétricos.
Segundo cálculos realizados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, para percorrer 100 km, entre o Porto e Vila Real, estes seriam os respetivos gastos:
• Com um automóvel a gasolina, o custo pode ir até 12 euros (consumo de 7 litros aos 100);
• Com um automóvel a gasóleo, o custo pode ir até 9 euros (consumo de 6 litros aos 100);
• Com um veículo elétrico, carregado num posto de carregamento rápido, o custo pode ir até 6 euros (40 cêntimos por kWh);
• Com um veículo elétrico, com carregamento feito numa Wallbox em casa o custo, em média, é de 2 euros (12 cêntimos por kWh).
É fácil perceber o benefício económico no consumo de um veículo elétrico face a um automóvel de combustão. Com um veículo elétrico que carregado em casa, o custo é 6 vezes menos numa viagem de 100 km, quando comparado com um automóvel a gasolina, e quase 5 vezes menos quando comparado com um automóvel a gasóleo.
Além da questão do consumo e custos, há algumas dicas que se deve ter em conta ao planear uma viagem com um veículo elétrico, como sejam, verificar a autonomia do veículo antes de iniciar a viagem, assim como o tempo de carregamento médio nos diferentes tipos de posto de carregamento; definir o trajeto tendo sempre em conta os postos que se irá encontrar pelo caminho; não deixar a bateria descarregar totalmente durante a viagem (o ideal será carregá-la quando esta estiver ainda a meio); e se possível, escolher alojamentos que disponibilizem pontos de carregamento, para o fazer durante a noite.
Deixe um comentário