Multa para quem atravessar a olhar para o telemóvel

Objectivo é sensibilizar para os perigos de se atravessar a rua sem prestar atenção

Miguel Costa 25/10/2017 Noticias

No Havai, atravessar a rua enquanto se utiliza o telemóvel passa a ser proibido a partir desta quarta-feira, quando entra em vigor, a lei "anti-zombies dos telemóveis". Um peão que atravessar uma rua a olhar para um aparelho eletrónico será multado em 35 dólares (30 euros).

Esta é a primeira grande cidade norte-americana a banir a prática – que abre uma excepção se se estiver a ligar para o número de emergência.

“Por vezes, há leis que gostaríamos de não ter de aprovar, já que o senso comum deveria imperar. Mas, por vezes, falha-nos o senso comum”, afirmou o mayor Kirk Caldwell, citado pelo Hawaii News Now, acrescentando ainda que a cidade tem um elevado número de atropelamentos em passadeiras.

As coimas variam entre 15 dólares (12 euros) e 99 dólares (85 euros), dependendo da frequência com que é registada a contra-ordenação: se um indivíduo for multado pela primeira vez, pagará entre 12 a 30 euros, podendo esse valor escalar até aos 85 euros se o caso for recorrente.

Ainda assim, estas multas são inferiores aos 130 dólares pedidos (cerca de 111 euros) por aquilo a que, na língua inglesa, se chama de jaywalking – atravessar a rua sem obedecer à sinalização.

O vereador Brandon Elefante, um dos promotores da medida, explica que a lei pretende aumentar a noção de responsabilidade nos peões para que, além dos condutores e dos ciclistas, “prestem verdadeiramente atenção enquanto atravessam a estrada”. Elefante refere que as coimas não são elevadas porque o objectivo da medida é, precisamente, funcionar como um lembrete para os perigos de atravessar a estrada distraído, daí que a cidade pretenda “educar e avisar” os transeuntes.

E o leitor, concorda com a medida? 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!