A empresa tecnológica portuguesa Critical Software, de Coimbra, foi o parceiro tecnológico escolhido pela BMW para conceber e produzir software embebido a bordo dos carros.
A solução, diz o acordo que está a ser anunciado nesta segunda-feira em Lisboa, passa pela constituição de uma nova empresa, em regime de joint venture, que será baptizada como Critical TechWorks e que terá sede no Porto.
Relacionadas:
- BMW mostra novo X5 em testes
- Será assim o SUV elétrico da BMW, o iX3
- BMW suspende produção do Série 7 a gasolina por um ano
- Primeiras imagens do BMW X7
“Este é um importante passo para a Critical Software", afirma Gonçalo Quadros, presidente-executivo da tecnológica portuguesa. "A Critical TechWorks será pioneira, a referência à escala global, na construção do carro do futuro e de uma nova e espectacular era, no que toca aos serviços de mobilidade.”
A nova Critical TechWorks precisa de aprovação dos reguladores da Concorrência em Portugal e Alemanha. Caso receba luz verde, terá dois centros de engenharia, um em Lisboa e outro no Porto. O anúncio, feito em simultâneo nos dois países, coincide com o 20.º aniversário da Critical.
A relação com a marca alemã será exclusiva para o mercado automóvel e não está prevista a entrada de novos parceiros nacionais: "É uma empresa entre a Critical e a BMW e assim se manterá," afirmou.
Deixe o seu comentário