Os contínuos atrasos na produção do Model 3 tiveram o seu efeito (negativo) nas encomendas. Segundo a Second Mesure, que analisa dados de compras via cartão de crédito e débito nos Estados Unidos, 23 por cento dos clientes desistiram da compra do mais acessível dos Tesla.
O número pode ser ainda maior, pois não tem em conta consumidores que cancelaram os seus pedidos, mas ainda não receberam a devolução. Os preços arrancam nos 35 mil dólares. As reservas para entrar na lista de espera obrigaram a um depósito inicial de 1.000 dolares.
A perda de interesse e, consequentemente, quebra de vendas é resultado da incapacidade de produção da Tesla, pelo menos para o número de encomendas efetuadas desde a sua apresentação.
Relacionadas:
- Tesla Model 3s Performance: dos 0 aos 100 em 3,5 segundos
- Tesla chama Model S às oficinas devido a 'corrosão excessiva'
- Tesla e Space X desaparecem do Facebook
- Tesla Roadster já pode ser reservado em Portugal
Atualmente, o tempo estimado de espera para quem fizer reserva do Model 3 vai de quatro a 12 meses nos Estados Unidos.
“O Model 3 enfrentou uma série de atrasos na produção, e a verdade é que nem todos os depositantes estão dispostos a esperar mais tempo. Desde que o período de reservas começou, 23% dos depósitos foram devolvidos. No entanto, só a Tesla sabe, neste momento, quantos clientes mais desistiram de esperar, cancelaram as respetivas reservas e estão, neste momento, a aguardar que o dinheiro que investiram, lhes seja restituído”, pode ler-se no relatório da Second Measure.
Tesla nega números
A Tesla admite a debandada, mas afirma que a Second Mesure não está a trabalhar com dados reais, uma vez que dos 518.000 clientes que avançaram com o sinal, apenas 63.000 desistiram, o que aponta para uma taxa de cancelamento de 12,2%.
De resto, numa carta enviada aos acionistas, em maio último, a marca norte-americana confirma igualmente que, no final do último trimestre, as encomendas sinalizadas do Model 3 ultrapassavam as 450 000 unidades. No primeiro trimestre deste ano, apenas 8.160 carros foram entregues aos clientes.
Deixe o seu comentário