Saiba quais os melhores motores deste ano

Ferrari venceu nada menos que 5 das 12 categorias

Luis Neves 04/06/2018 Noticias

A Ferrari foi a grande vencedora na edição de 2018 do "International Engine of the Year”, eleição que visa distinguir os melhores motores do ano a nível internacional. Mas as surpresas foram várias. A Tesla foi o único construtor não-europeu a conquistar prémios, dois ao todo.

A cerimónia de atribuição de prémios ao melhor motor do ano terá lugar esta terça-feira, 5 de junho, no “Engine Expo 2018” em Estugarda, na Alemanha, e a Ferrari venceu nada menos que 5 das 12 categorias.

A Tesla foi o único construtor, fora da União Europeia, a sentir o sabor do sucesso. A marca de Elon Musk conquistou dois prémios, ambos no domínio dos motores chamados “verdes”.

Votados por um júri composto por 63 jornalistas da especialidade, oriundos de 35 países, os motores coleccionavam pontos de acordo com a economia, emissão de gases e performances em estrada.

Relacionadas:

Sem grandes surpresas, e à semelhança do ano passado, a Ferrari voltou a levar para casa o prémio absoluto de melhor motor do ano, com o bloco 3.9 V8 turbo que equipa o 488 GTB/Spider.

Atrás, a mais de 300 pontos de diferença, ficaram o 3.0 flat-six twin turbo da Porsche e um outro motor da Ferrari, o V12 de 6,5 litros utilizado no 812 Superfast. O motor 3.9 V8 turbo da Ferrari venceu também a categoria de Motor Performance e a categoria de 3.0 a 4.0 litros. Além disso, este motor venceu o prémio “Best of the best”, um troféu especial entregue como reconhecimento do melhor motor das 20 edições do galardão.

A Ferrari não se ficou por aqui ao também sair vitoriosa na categoria de novo motor, com o 6.5 V12 que equipa o 812 Superfast.

Nas restantes categorias destaque para a vitória do 1.0 turbo da Volkswagen na categoria “Menos de 1,0 litro”, sendo que no patamar acima “Entre 1,0 e 1,4 litros” a vitória foi para o Grupo PSA (Citroen e Peugeot) com o motor 1.2 turbo de 3 cilindros.

“Entre 1,4 e 1,8 litros” foi a BMW que conquistou o prémio com o motor 1.5 híbrido do i8, ao passo que a Porsche venceu “Entre 1,8 e 2,0 litros” com o motor 2.0 Turbo do 718 Boxster e a Audi venceu “Entre os 2,0 e os 2,5 litros” com o 2.5 turbo de 5 cilindros.

Fique com os vencedores (e os "derrotados") de todas as categorias a concurso:

 

Melhor motor de 2018

1. Ferrari 3.9-litre twin-turbo V8 (Ganado con casi 300 puntos de ventaja)

2. Porsche 3-litre six-cylinder turbo

3. Ferrari 6.5-litre V12

4. Tesla full-electric powertrain

5. Volkswagen 999cc three-cylinder turbo

6. BMW 1.5-litre three-cylinder electric-gasoline hybrid

7. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo

8. PSA Peugeot Citroën 1.2-litre three-cylinder turbo

9. Porsche 2-litre turbo 

 

Best of the Best

1. Ferrari 3.9-litre twin-turbo V8

2. Ford 1-litre EcoBoost

3. BMW M 3.2-litre

4. Volkswagen 1.4-litre TSI Twin Charger

5. Toyota 1.5-litre Hybrid Synergy Drive

6. BMW 1.5-litre three-cylinder electric-gasoline hybrid

7. BMW 3-litre twin-turbo

8. Mazda Renesis Rotary

9. Toyota 1-litre three cylinder

10. Honda 1-litre IMA

10. BMW 4.4-litre Valvetronic

10. Fiat 875cc TwinAir 

 

Melhor motor de alta performance

1. Ferrari 3.9-litre twin-turbo V8 (won by a margin of over 300 points)

2. Porsche 4-litre boxer

3. Ferrari 6.5-litre V12

4. Mercedes-AMG 4-litre biturbo V8

5. Audi 5.2-litre V10

6. BMW M 4.4-litre twin-turbo V8 

 

Melhor motor novo

1. Ferrari 6.5-litre V12

2. BMW M 4.4-litre twin-turbo V8

3. Mercedes-Benz 3-litre twin-turbo six-cylinder 48V ISG

4. Porsche 4-litre turbo V8 electric-gasoline hybrid

5. Audi 2.9-litre six-cylinder TFSI

6. McLaren 4-litre twin-turbo V8

 

Melhor motor verde

1. Tesla full-electric powertrain

2. BMW 1.5-litre three-cylinder electric-gasoline hybrid

3. BMW full-electric powertrain

4. General Motors full-electric powertrain

5. Volvo 2-litre turbocharger supercharger electric-gasoline hybrid

6. Renault/Nissan full-electric powertrain

 

Melhor motor elétrico

1. Tesla full-electric powertrain

2. BMW full-electric powertrain

3. General Motors full-electric powertrain

4. Renault/Nissan full-electric powertrain

5. Volkswagen full-electric powertrain

6. Hyundai-Kia full-electric powertrain

 

Melhor motor com menos de 1,0 litro

1. Volkswagen 999cc three-cylinder turbo

2. Ford 999c three-cylinder turbo

3. BMW 647cc two-cylinder electric-gasoline range-extender

4. Honda 988cc three-cylinder turbo

5. Renault/Nissan 898cc three-cylinder turbo

6. General Motors 999cc three-cylinder turbo

 

Melhor motor entre 1,0 e 1,4 litros

1. PSA Peugeot Citroën 1.2-litre three-cylinder turbo

2. Volkswagen 1.4-litre TFSI ACT

3. Volkswagen 1.4-litre TFSI

4. Volkswagen 1.4-litre TFSI electric-gasoline hybrid

5. Toyota 1.2-litre turbo

6. Fiat Chrysler 1.4-litre MultiAir turbo

 

Melhor motor entre 1,4 e 1,8 litros

1. BMW 1.5-litre three-cylinder electric-gasoline hybrid

2. BMW 1.5-litre three-cylinder turbo

3. Volkswagen 1.5-litre TSI Evo

4. Audi 1.8-litre TFSI

5. Honda 1.5-litre turbo

6. Toyota/Lexus 1.8-litre electric-gasoline hybrid

 

Melhor motor entre 1,8 e 2,0 litros

1. Porsche 2-lite turbo

2. Mercedes-AMG 2-litre turbo

3. Honda 2-litre turbo

4. Audi 2-litre four-cylinder TFSI

5. BMW 2-litre twin-turbo four-cylinder

6. Volvo 2-litre turbocharger supercharger four-cylinder

 

Melhor motor entre 2,0 e 2,5 litros

1. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo

2. Porsche 2.5-litre turbo

3. Ford 2.3-litre turbo

4. Toyota/Lexus 2.4-litre electric-gasoline hybrid

5. Mercedes Benz 2.1-litre CDI

6. Subaru 2.5-litre turbo

 

Melhor motor entre 3,0 e 4,0 litros

1. Ferrari 3.9-litre twin-turbo V8

2. Mercedes-AMG 4-litre biturbo V8

3. Porsche 4-litre boxer

4. Porsche 3.8-litre boxer turbo

5. McLaren 4-litre twin-turbo V8

6. Audi/Bentley 4-litre TDI tri-turbo V8

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva