Vem aí um motor a gasolina que funciona como um a gasóleo

Mazda revoluciona com motor a gasolina que funciona como um Diesel

Miguel Costa 23/10/2017 Noticias

Os motores a gasolina e Diesel estão em contínua evolução, seja no sentido de extrair mais potência do combustível que consomem, seja no sentido de reduzir emissões como CO2 ou NOx. Mas a Mazda pretende agora algo inédito: um motor a gasolina que, em algumas condições (carga parcial ou reduzida, ou seja, quando se carrega pouco o acelerador), funciona como se fosse um diesel.

O segredo dá pelo nome de HCCI (de Homogeneous Charge Compression Ignition), uma tecnologia de ignição por compressão de carga homogénea. Este sistema, que permite ao motor operar como se fosse a gasóleo, comprimindo a mistura de ar e combustível no cilindro até que haja combustão.

O princípio de funcionamento do HCCI é semelhante ao dos motores a gasóleo, comprimindo a mistura de ar e combustível no cilindro até que haja comsbustível. Funciona sem recurso a velas de ignição em certas situações, eliminando o processo de pré-ignição. Contudo, não dispensa de velas de ignição para funcionar a baixos regimes.

A tecnologia fará parte da nova geração de motores Skyactiv II da Mazda. Estima-se uma redução de consumos na ordem dos 30 por cento face a um motor a gasolina sem esta tecnologia, além de reduzir emissões de CO2.  Fala-se que o próximo motor 2.0 do Mazda 3 deverá conseguir uma média de consumos de 3,5 l/100 km.

A sua estreia em modelos de produção terá lugar an próxima geração do Mazda3 que chega em 2018.

Deixe o seu comentário