Esta Skoda Superb custa mais que um BMW M5

Skoda desenvolveu um Superb à prova de tudo e mais alguma coisa

0 aos 100 29/05/2018 Noticias

Era mesmo necessária uma versão blindada de um dos modelos da Skoda? A verdade é que à priori parece uma pergunta que não precisa de uma resposta muito ponderada. De qualquer forma, seja mais ou menos necessário, o facto é que a Skoda desenvolveu uma exclusiva (e segura) versão blindada do Skoda Superb Break.

O projeto demorou três anos a tornar-se realidade e poucas ou nenhumas diferenças são percetíveis a olho nu. Só o preço elevado, superior a 135 mil euros, justifica todas as alterações que foram realizadas.

Esta Superb conta com blindagem resistente a balas e a explosões, beneficiando de vidro à prova de bala e aços reforçados na carroçaria, além de materiais compósitos para maior proteção. É a primeira vez que a Skoda se aventura no segmento dos veículos blindados. Mantém, por outro lado, a mesma configuração de cinco lugares e generosa capacidade da bagageira.

Utiliza o motor 2.0 TDI de 190cv, mantendo-se em segredo uma grande parte do trabalho levado a cabo na transformação para aumento da sua resistência. Sabe-se, contudo, que o habitáculo foi reforçado para chegar aos requisitos PAS 300, método de testes para proteção balística e de explosões de veículos civis blindados.

Relacionadas:

A certificação foi feita por uma entidade independente que levou a cabo diversos exercícios de disparos com diferentes tipos de munição, além de ensaios com explosivos.

A suspensão e o sistema de travagem foram melhorados para compensar o aumento do peso. Outra alteração reside nos pneus, que conseguem continuar a rolar mesmo totalmente vazios.

O preço deste “tanque de guerra” é de 136.240 euros, um valor idêntico ao de um BMW M5 ou um Porsche Carrera 2, por exemplo.

Deixe o seu comentário