Será esta a solução para reduzir quedas dos motociclistas?

Bosch inventa sistema automático anti-queda baseado na retropropulsão utilizada pelos astronautas

0 aos 100 23/05/2018 Curiosidades

As motos, como qualquer veículo de apenas duas rodas, têm uma tendência, pouco ou nada apreciada, para cair para o lado, independentemente da velocidade. Mas a Bosch quer reduzir isto, nomeadamente as quedas dos motociclistas a baixa velocidade.

A solução dá pelo nome de “Bosch Sliding Mitigation” (redução de deslizamento) e não é mais que um sistema automático anti-queda baseado na tecnologia de retropopulsão utilizada pelos autronautas.

O objetivo é o de criar artificialmente a força centripeta necessária para contra-balançar a centrífuga que faz com que a moto resvale, utilizando para isso uma bomba de gás a alta pressão.

O sistema carrega-se de gás e funciona de forma parecida a um airbag, “rebentando” em milésimos de segundo quando os sensores detetam que a moto está a resvalar. Contudo, “a pressão de ar” só pode ser implementada uma vez antes, exigindo que o acumulador de gás seja substituído.

Relacionadas:

Esta não é, de resto, a única peça de tecnologia que a Bosch desenvolveu para ajudar os motociclistas. Para começar, foi desenvolvido um novo sistema de aviso de colisão que alerta o motociclista através de um sinal acústico ou ótico, caso se aproxime perigosamente de outro veículo.

Além disso, a Bosch desenvolveu um sistema de reconhecimento de pontos cegos que pode detectar se um veículo está no ponto cego do motociclista.

A Bosch pretende introduzir o controlo de cruzeiro adaptativo, avisos de ponto cego e aviso de colisão na Ducati Multistrada e na KTM 1290 Super Duke.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...