As motos, como qualquer veículo de apenas duas rodas, têm uma tendência, pouco ou nada apreciada, para cair para o lado, independentemente da velocidade. Mas a Bosch quer reduzir isto, nomeadamente as quedas dos motociclistas a baixa velocidade.
A solução dá pelo nome de “Bosch Sliding Mitigation” (redução de deslizamento) e não é mais que um sistema automático anti-queda baseado na tecnologia de retropopulsão utilizada pelos autronautas.
O objetivo é o de criar artificialmente a força centripeta necessária para contra-balançar a centrífuga que faz com que a moto resvale, utilizando para isso uma bomba de gás a alta pressão.
O sistema carrega-se de gás e funciona de forma parecida a um airbag, “rebentando” em milésimos de segundo quando os sensores detetam que a moto está a resvalar. Contudo, “a pressão de ar” só pode ser implementada uma vez antes, exigindo que o acumulador de gás seja substituído.
Esta não é, de resto, a única peça de tecnologia que a Bosch desenvolveu para ajudar os motociclistas. Para começar, foi desenvolvido um novo sistema de aviso de colisão que alerta o motociclista através de um sinal acústico ou ótico, caso se aproxime perigosamente de outro veículo.
Além disso, a Bosch desenvolveu um sistema de reconhecimento de pontos cegos que pode detectar se um veículo está no ponto cego do motociclista.
A Bosch pretende introduzir o controlo de cruzeiro adaptativo, avisos de ponto cego e aviso de colisão na Ducati Multistrada e na KTM 1290 Super Duke.
Deixe o seu comentário