A descoberta aconteceu por acaso, quando revista finlandesa "Tekniikan Maailma" realizava testes aos modelos do Grupo Volkswagen, nomeadamente os Seat Arona e Ibiza e o Volkswagen Polo.
Quando realizavam uma mudança rápida e brusca de faixa de rodagem, os jornalistas da revista descobriram que o cinto de segurança do lugar traseiro esquerdo se desprendia. A anomalia aconteceu nos três modelos do Grupo Volkswagen.
O teste foi feito com a lotação completa do veículo, ou seja, com todos os cinco lugares ocupados. Segundo a revista, o problema poderá estar relacionado com o peso do ocupante do lugar do meio que empurra a caixa do fecho do seu cinto para cima do botão de desbloqueio do cinto do lado esquerdo, fazendo-o soltar.
Relacionadas:
- Volkswagen, Daimler e BMW acusadas de usar macacos e humanos em testes de emissões
- VW que não forem reparados serão proibidos de circular
- BMW processada por emissões 27 vezes superiores ao legal
A publicação adianta ainda que este problema poderá acontecer durante uma curva acentuada à direita e deve-se à maior altura da caixa do cinto central, em relação ao cinto lateral esquerdo.
Inicialmente, a revista realizou o teste em duas unidades do Seat Arona. Depois testaram os modelos Seat Ibiza e Volkswagen Polo e confirmaram que o problema continuava a acontecer. Os três modelos estão assentes na mesma plataforma, a MQB A0.
Contactada pela revista, a Seat em Espanha deu a seguinte resposta, pela voz do seu diretor de comunicação, Christian Stein: “Baseados na análise feita na nossa fábrica, nós identificámos a questão do cinto de segurança que a revista Tekniikan Maailma descobriu nos seus testes. Estamos a trabalhar em possíveis soluções para isso e informaremos acerca da decisão final o mais cedo possível.”
Deixe o seu comentário