FIA anuncia alterações para aumentar ultrapassagens na Fórmula 1

Aprovadas alterações de última hora ao regulamento técnico da Fórmula 1 para 2019

0 aos 100 01/05/2018 Noticias

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprovou alterações de última hora ao regulamento técnico da Fórmula 1 para 2019, simplificando a aerodinâmica dos monolugares, com vista a facilitar as ultrapassagens durante as corridas. O anúncio foi feito esta terça-feira.

As alterações mais significativas aprovadas para o Mundial de F1 do próximo ano passam pelo aumento da amplitude das 'asas' dianteira e traseira e a simplificação das condutas de arrefecimento dos travões, no âmbito da estratégia da FIA de atrair mais adeptos para a categoria rainha do desporto automóvel.

O objetivo é diminuir a sensibilidade dos monolugares em relação à turbulência e facilitar as manobras de ultrapassagem. As mudanças foram debatidas de forma distinta em relação à pequena revolução prevista para 2021 e vão entrar em vigor já a partir da próxima temporada.

Relacionadas:

O Grupo Estratégico, a Comissão de F1 e o Conselho Mundial do organismo regulador aprovaram as alterações na segunda-feira, em cima da data limite, com base em vários estudos, mas contra a vontade de algumas escuderias que disputam o Campeonato do Mundo. 
 
"Os estudos indicam que existe a forte possibilidade de um impacto positivo ao nível das ultrapassagens na F1 e foi nessa base que foram aprovadas as alterações a introduzir em 2019", explicou a FIA, em comunicado.
 
A FIA diz ainda que continua a avaliar uma série de outras medidas destinadas a aumentar a imprevisibilidade das corridas e aumentar o número de ultrapassagens na F1.
 
Uma das ideias em cima da mesa é que o DRS ganhe um maior protagonismo para aumentar o número de ultrapassagens com a adoção de uma asa traseira maior. Tais mudanças foram discutidas no Bahrain, mas não reuniram unanimidade.
 
A votação foi aprovada pela Williams, Mercedes, Force India e Sauber merecendo a reprovação de Ferrari, Red Bull, Renault, McLaren, Toro Rosso e Haas. As propostas de alterações regulamentares têm ainda de ser ratificadas pelo Conselho Mundial do Desporto Motorizado.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!