Já vimos a nova Volvo V60. Saiba tudo

Nova carrinha chega em setembro, mas já desfilou em Portugal

Luis Neves 24/04/2018 Noticias

O Restaurante Bar L’Kodac, no Porto, foi um dos cenários escolhidos pela Volvo (o outro foi no Hotel Altis Belém, em Lisboa) para mostrar pela primeira vez a nova V60, a nova carrinha da gama 60 que chega só em setembro. Ou seja, os potenciais interessados neste novo produto, poderam assim contactar com a mais recente carrinha da Volvo, cerca de seis meses antes das primeiras entregas.

Esta é uma forma de surpreender clientes (e potenciais interessados), que assim podem ver a última criação da Volvo, ou como "a Volvo reinventou o conceito da carrinha familiar", como é apresentada a nova V60.

A carrinha que surge depois da V90, o suprasumo das carrinhas da Volvo, utiliza a nova plataforma SPA da Volvo - Scalable Product Architecture, e estará disponível nas motorizações D3 (150cv) e D4 (190cv) a diesel e T5 (245cv) e T6 (320cv) gasolina.

Posteriormente serão introduzidas duas motorizações híbridas plug-in: T6 Twin Engine AWD de 340 cv de potência e T8 Twin Engine AWD de 390 cv. A primeira, segundo a Volvo, terá um preço abaixo dos 50 mil euros para empresas (sem IVA).

Neste primeiro contacto visual com a nova Volvo, confirmou-se a forte imagem de família com a V90, embora de dimensões mais compactas (e para alguns linhas mais elegantes que a V90). Os faróis dianteiros com o formato do martelo de Thor, uma assinatura da marca sueca, roubam grande parte das atenções na dianteira, ainda que a grelha cromada de enormes dimensões também não passe despercebida.

Relacionadas:

O desenho da traseira é elegante e sofisticado, mas o ligeiro "spoiler" que prolonga a linha do tejadilho, a assinatura luminosa inspirada nos novos V90/S90 e os escapes cromados rectangulares dão-lhe um toque desportivo.

É, de resto, 117 mm mais comprida que o XC60 e anuncia uma bagageira com 529 litros de capacidade.

A Volvo é conhecida pela sua segurança e como não poderia deixar de ser a nova V60 está recheada com as mais recentes propostas da marca sueca neste campo. É o caso do Oncoming Mitigation com travagem – um sistema capaz de detectar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão e que, se não puder evitar a colisão, trava automaticamente o veículo, ao mesmo tempo que prepara os cintos de segurança dianteiros para minimizar o impacto do embate.

As principais tecnologias de segurança presentes na Volvo V60:

Oncoming Mitigation com travagem: estreia mundial da Volvo, esta inovação é capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão;

Oncoming Lane Mitigation: ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa na direção de um outro em sentido contrário sem intervenção do condutor o sistema faz a V60 regressar automaticamente à sua faixa;

Lane Keeping Aid: redireciona o carro para a sua trajetória, se perceber que está prestes a invadir inadvertidamente uma via de circulação diferente da sua. Se isso não for ainda assim suficiente ou se o condutor continuar a ultrapassar as marcações no pavimento, será alertado com vibrações no volante;

Run-off road Mitigation: deteta uma saída involuntária de estrada. Esta tecnologia recorre à direção e, se necessário, ao apoio dos travões para o trazer de volta à estrada;

BLIS: usa sensores de radar na parte traseira do carro para monitorizar o ambiente envolvente e detetar se os veículos entraram no seu ângulo morto ou se estão a aproximar rapidamente por trás. Se virar a direção no sentido de um veículo que se aproxima, este sistema também alerta;

Driver Alert Control: se o condutor está a ficar sonolento ou desatento ao volante, o Driver Alert Control irá alertar e sugerir uma pausa. Graças ao Sensus Navigation, pode até guiá-lo para o destino seguro e conveniente que esteja mais próximo para poder fazer uma pausa para descansar;

Pilot Assist: oferece condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente.

Fique com os preços já anunciados:

  • V60 D3 - Kinetic com caixa manual desde 43.500 euros
  • V60 D4 –Momentum com caixa manual desde 48.760 euros
  • V60 T6 – Momentum com caixa automática desde 57.000 euros
  • V60 T8 – TwinEngine desde 59.900 euros (preço estimado)
  • Empresas - Oferta Plug in abaixo dos 50.000 euros S/ IVA
  • Empresas - Oferta D3 Business Edition abaixo dos 35.000 euros

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Citroen C3 Aircross. Muito mais que um SUV urbano